Saturday 30 June 2007

Sou mais o bom e velho Maracanã.....

Templo do Futebol

Pode me chamar de exagerada, saudosista e coisas do tipo, mas eu tô com saudade de ir no Maracanã.
Tudo bem que a última vez foi a umas duas ou três semanas, mas nem conta. Saudade de ir em jogo com a casa cheia, duas torcidas de peso, aquela rivalidade com um bom jogo de futebol. Melhor ainda quando é o Flamengo jogando e ganhando.
Com o Pan, vou ficar um mês sem ir no Maracanã. E quando voltar, não vai ser num clássico (Flamengo x Náutico não é clássico nem aqui nem na China), mas talvez seja um jogo de casa cheia se nosso querido e onipresente Obina estiver de volta aos gramados.

Mas o que me deixou saudosa hoje foi a inauguração do Engenhão. E eu estava lá. Não torço pra nenhum dos dois times, mas não podia perder a chance de ir na inauguração de um estádio como o Engenhão, com ingresso a preço de leite. Mas olha, eu não gostei.

Assim, é um estádio bonito e tal, mas naaaada disso que falaram. Sou muito mais o bom e velho Maraca! Primeiro, a arquibancada é muuito inclinada. Assim, muito inclinada meeeesmo. Se você tiver medo de altura e ficar na última fileira, com certeza não vai se sentir bem. O estádio não tem acústica, coisa que o nosso Maraca tem de sobra. No Maracanã, por menor que a torcida seja (vide os tricoletes) quando gritam, parece que são milhares e milhares.
O Engenhão não tem ambulante vendendo Matte, biscoito Globo, Fofura ou cachorro quente. Como assim?? Não sei se isso vai mudar pros outros jogos, eu espero que mude, porque deu muita confusão a fila que se fez nos bares, sendo que vendia latinha de cerveja, quando no Maraca, corretamente, vende-se a cerveja no copo.
A localização nem se fala. O s organizadores disseram que deveria se usar o transporte público mas sem condições. As filas que se formavam eram gigantes, sendo que ninguém sabia muito o que fazer né?!

Podem até dizer que eu to querendo comparar um monstro de mais de 50 anos com um estádio recém inaugurado. Mas não dá.
Como eu posso não falar do estádio onde eu tenho as minhas melhores lembranças e tristezas do futebol? Eu lembro até hoje a primeira vez que eu entrei naquele gigante. Final do campeonato Brasileiro de 95, Botafogo x Santos (é.. meu primeiro jogo foi do Botafogo). Chovia muito, pouca torcida, preliminar com o time reserva. Mas minha mãe me diz até hoje que quando eu cruzei aquele túnel, e dei de cara com aquele gramado gigante, verdinho, meus olhos brilharam e eu nem sabia pra onde olhar.
Depois de anos, fui eu no primeiro jogo do Flamengo. Não lembro contra quem era, mas fui eu na arquibancada (a primeira vez foi de cadeira). Ai foi loucura. Entrar naquela massa, com bandeiras, toda rubro-negra, cantando o hino do time, pessoas com vidas totalmente diferentes mas que tinham em comum o amor pelo Flamengo.

Depois desse dia, eu percebi o que era o Maracanã. O templo do futebol carioca, palco de vários e vários clássicos, finais, momentos emocionante, vitórias, derrotas, quedas de torcida, briga. Cenário perfeito pra essa paixão que é o futebol.

Se o Engenhão vai chegar a esse nível um dia, eu não sei. Acho muito difícil.
Mas o Maracanã já virou um símbolo do Rio, uma figura do futebol, um gigante do esporte. Todo mundo guarda uma história de Maracanã.

Afinal, domingo, eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã....


OBS: Sem contar que o jornalista que dá nome ao Maracanã, Mario Filho, era flamenguista né?!

**

Hit Parade do Botafogo:

1º - “Ninguém cala esse nosso amor”
2º- “Ninguém cala esse nosso amor”
3º- “Ninguém cala esse nosso amor”
.....
256874º - Hino do Botafogo
256875º- “Fogo, fogo, fogo, Bo-ta-fogo”


Se alguém cantar uma dessas músicas no meu ouvido eu juro que dou um murro.

**

Prêmio Dodô: Guilherme. O cara acertou um chutaço de fora da área e fez o terceiro gol do Cruzeiro na vitória sobre o Vasco. E ainda me ajudou muito no Cartola.

Prêmio Fernando Henrique: Não tem como. Cada rodada que o próprio Fernando Henrique participa, ele é o principal candidato ao prêmio que recebe o nome dele. Nessa não podia ser diferente. Com soquinhos na bola, e defesas ultra-mega-hiper karatecas, o goleiro do Fluminense honrou seu posto de Karatê Kid tupiniquim.

Prêmio Claiton: Vai pro protótipo de animador de torcida do Engenhão.Um cara com um microfone na mão e muita vontade de encher o saco de todo mundo.

Prêmio Renato Abreu: “Dodô não brinca, ele marca.” By Renato Gaúcho. Esse daí teve que engolir uma melancia depois de tudo que falou e esperneou durante a semana.

Prêmio Souza: Dudar. Porque o argentino fez um pênalti infantil em cima do Rony, foi expulso e só prejudicou o Vasco. Foi o 12º jogador do time da raposa.



**


É. Não começaram bem. Mas eu ainda acredito nessa seleção.
Podem dizer que é só porque o camisa 10 do Flamengo tá nela. Tudo bem, não ligo.
Mas não se pode negar que o elenco dessa seleção tem muito talento e joga muita bola.

Eu realmente não entendi como o Brasil perdeu pra Polônia (desde quando a Polônia tem seleção e, ainda mais, uma seleção sub-20?). Mas eu acho que os caras tavam nervosos. Todo mundo tá dizendo que essa seleção é muito boa, melhor até que a principal (eu mesma acho isso). Porra, os meninos tem menos de 20 anos né?!
Acho que vale dar um desconto e mais um voto de confiança.
Terça-feira, estarei assistindo o jogo e torcendo pra Renato Augusto, Pato, Willian, Carlos Eduardo e cia.

**

Amanhã tem jogo da chata da seleção brasileira. E agora eu nem tenho mais como torcer pro Fred entrar porque a uruca do Afonso e do Vagner Love conseguiram fazer o clone do Tulio se machucar e ser cortado. Vacilo....

10 comments:

Maria Luiza said...

Putz, a diagramação ficou toda errada.
Blog fdp.

Caruaru said...

Eu gostei muito do Engenhão. Não tem como comparar com o Maracnã, mas o estádio é lindo. Lindo mesmo. E nas cadeiras tavam vendendo tudo isso aí. xD~

O Mário Filho, que eu saiba, era botafoguense! Se não era, simpatizava muito, porque o que eu já li de coisa poética e bonita que ele escreveu sobre o Botafogo por aí...

Eu não acho que um empate seria justo não, hein? Ou talvez fosse, se o Fluminense tivesse criado situação para tal. Mas eu vi mais o Botafogo perdendo chance claríssima de gol do que o Fluminense, que, ou isolava a bola, ou o Júlio César pegava. O André Lima perdeu uma cabeçada imperdível, cara... Foi totalmente demérito dele. E o segundo gol do Dodô foi falha bizonha da defesa do Fluminense.

Você tá com a mesma aversão as musiquinhas que eu quando tinha jogo do Flamengo aqui na Ilha. Meu Deus, que inferno... Se não era um funk proibidão era Ó Meu Mengão o tempo todo... E daqui de casa dava pra ouvir absolutamente tudo. Eu não agüentava mais Ó Meu Mengão. Aprendi a cantar essa música assim.

Mas fala aí. xD O comercial passando lá foi ótemo! HAUAHAHAAHAU xD Eu ri mto. O carão feliz do Juninho, o Lucilio todo indo pra igreja. Poha, muito bom. XDD

AHHH! EU NÃO CREIO! Eles vão MESMO lançar um DVD da final da Copa do Brasil! Tricolor não tem vergonha na cara, meu. xD Que pelo menos escolhessem um bom jogo pra falar sobre! No comercial parece que foi mó Batalha dos Aflitos. Pff.

Caruaru said...

E ó! Seleção de estrelas costuma pipocar, hein? Vide Brasil 2006. Eu tenho medo disso desde então. Mas o Pato, rapaz...

Maria Luiza said...

Mas "Ó Meu Mengão" tem mais de 2 versos.


Me diverti com as rimas alternativas dentro do trem, tipo:

"Tricolor bundão (pra não dizer outra coisa) foi o primeiro a perder no Engenhão"


Muito boa.

Caruaru said...

Não, tem seis. xD
Ninguém cala tem 4.
Noooossa. xD

Fernanda Turino said...

Eu acho vacilo comparar o maracanã com o engenhão. É desvantagem, o Maracanã é inigualável eternamente, nunca nenhum chegará aos pés do templo do futebol.
Eu lembro bem da primeira vez que fui no Maracanã, foi FlaXFlu e o Flamengo perdeu.
Mas a minha mair lembrança foi a primeira vez que fui na arquibancada, com meu meu pai me levando ainda na corcunda para eu não ficar sufocada na multidão rubro negra ahhaha era legal ver tudo de cima, tudo tão lindo, tão vermelho e preto. Dessa vez foi um Flamengo e Vasco e o Flamengo ganhou! Dai em diante nunca mais fui nas cadeiras, só fui agora, nas cadeiras azuis/geral vip, e posso dizer que é maneiro sim assistir jogo de lá, mas ainda prefiro o charme das arquibancadas.

Sobre as músicas do Botafogo, pelo menos não tão copiando músicas de outros times brasileiros, foram lá pro além mar achar uma música para adaptar. Bom eu não critico adaptar não, quando ser é o primeiro. Pois, "Oh, meu Mangão..." é adaptada, mas o Flamengo foi primeiro e por isso deve ser o único. Ouvir um Botafoguense adaptar essa música é uma heresia.
Só mais uma coisinha no meu comentário mega. O Flamengo tem muito mais músicas do que só "Oh, meu Mengão..." ok? ahahahha

Agora acabou.

Fernanda Turino said...

Acabou nada.
Nem vou assistir ao jogo da seleção hoje, vou ver Shrek 3.

Agora acabou mesmo.
Será? ahhahah

Maysa said...

E eu acabei com todos vcs no Cartola XDDD

Lídeeer, lídeeeer XD

Caneleiro said...

O Engenhão é mó bonito, mas eu ainda sou mais o Maracanã. E São Januário, acima dos dois. Gostei do campo menor, porque o do Maracanã é grande demais. Eu vi quatro problemas:

- O acesso complicado
- Nada de ambulantes
- Torcidas organizadas nas cadeiras de baixo
- Acústica

Dois tem solução, dois não tem... e não é por nada não, mas tá com muita cara de que vai virar Unimed Arena.

---

Eu não vi o jogo, mas pelo que eu ouvi comentarem, a seleção sub-20 jogou muito mal e o maior problema foi a falta de entrosamento. Os jogadores queriam resolver sozinhos, queriam aparecer mais que os outros e etc. É bastante possível que tenha sido esse o problema mesmo, principalmente entre aqueles jogadores menos consagrados. Eles sabem que esse sub-20 vai receber mais atenção e já querem vender seu peixe.

Outro problema pra mim é a característica dos jogadores. Carlos Eduardo, Renato Augusto e Alexandre Pato, por exemplo, jogam mais ou menos na mesma posição, como atacantes que voltam pro meio (tudo bem que o RA só joga assim por causa do Ney Franco, mas não deixa de ser). Se não tiver um treinador que saiba organizar, e se eles não estiverem dispostos a se adaptar, fica difícil.

Caneleiro said...

Aha, então é seu time que tá com 1000 pontos na nossa frente? :O Não vale isso... compra o Claiton pra ficar mais justo :D

 
eXTReMe Tracker