Thursday 28 June 2007

Afonso (ou "Coisas que o Brasil precisa fazer se não pretende passar vexame na África do Sul")


Cuidado para não ficar muito cansado.

Depois de assistir a Seleção perder de 2x0 para o México, veio de forma estranhamente real à minha cabeça o futuro momento em que o Brasil é eliminado mais uma vez pela França nos campos de terra da África do Sul (porque a Copa América não importa de verdade, todos sabem). Portanto, para não precisar gritar "eu avisei!" quando chegar esse triste momento, vou desde já propondo algumas pequenas mudanças para evitar o vexame iminente que ronda a Seleção Brasileira nos últimos tempos. Vamos a elas:

1- Trocar de treinador


Ok, antes de dizer o que eu penso do Dunga, vou defendê-lo: o elenco que ele convocou não é ruim. A princípio eu achei que fosse, mas quando parei para pensar, percebi que esse time é melhor que o da Copa América passada. Vejamos:


Brasil em 2004: Júlio César, Maicon, Luisão, Juan e Gustavo Nery; Renato, Kléberson, Edu e Alex; Adriano e Luis Fabiano. Técnico: Carlos Alberto Parreira


Brasil em 2007: Doni, Maicon, Alex, Juan, Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Elano, Diego; Robinho e Vagner Love. Técnico: Dunga


Teoricamente, é um time bem mais forte. Tudo bem, tem o Doni e o Mineiro, mas ainda assim é forte para uma equipe reserva (lembre-se que não conta nem com os jogadores da sub-20 e nem com os "cansadinhos" da Europa). Mas é aí que entra minha maior dúvida, bastante pertinente, eu diria. Afinal, como é que um time com Gilberto Silva, Alex e Juan, três dos melhores jogadores do mundo em suas funções, consegue não ter um sistema defensivo? Será que eles desaprendem a jogar quando colocam aquela camisa? Improvável. Ontem o time levou dois gols, mas poderia ter levado quatro, cinco. Os mexicanos entravam na área com a mesma facilidade com que eu dizia "f*!" em frente à minha TV. Culpa dele.


O ataque também merece destaque. Parecia um bando de peladeiros. Tudo bem que são peladeiros que sabem jogar bola, mas fica difícil produzir alguma coisa sem um posicionamento adequado. O México atacou poucas vezes, mas quando atacava, tinha sempre seus jogadores em uma posição na qual pudessem fazer um gol. No Brasil isso não importa, porque quando um jogador pega a bola, ele quer voltar atrás e driblar o time adversário inteiro de novo.
E o Dunga incentiva isso, porque ele não faz a menor idéia do que deveria fazer ali. Ele acha que ser técnico é brincar de Elifoot, que treinamento tático é só para a Sportv encher nosso saco passando 10h diárias de Afonso-fazendo-embaixadinhas e coisas do tipo.

Mas eu não quero também que o Dunga fique desempregado. Na verdade, eu sugiro que ele seja rebaixado ao posto de olheiro. Assim ele poderá acompanhar o campeonato russo e todos os jogos da tradicional equipe holandesa Heerenveen, com a vantagem de não poder convocar os jogadores. Saem todos ganhando.


2- Acabar com o direito a férias


Se tem uma coisa que me incomoda é essa palhaçada de jogador da Seleção tirando férias em ano de Copa América. Vejam só, o camarada ganha milhões de dólares para chutar uma bola, faz mal feito e ainda quer descanso. Ronaldinho Gaúcho e Kaká, por exemplo. Os dois não jogaram nada na Copa do Mundo e ainda tiveram a cara-de-pau de pedir dispensa. "Foi mal, galera, na próxima a gente tenta não pipocar. Enquanto isso, vamos aproveitar nossas ilhas porque é verão aqui em cima". É muita ingratidão.


3- Pintar o resto do Vágner Love


Fato: Se o Vágner Love não pintasse o cabelo, ele seria invisível. Ontem o atacante conseguiu a proeza de ficar sumido durante 90 minutos (mais os acréscimos). Então eu pensei: ei, talvez a solução seja pintá-lo de azul por inteiro!


Ele continuaria uma merda, é claro, mas pelo menos teria algum diferencial para justificar sua convocação.


4- Parar de perder para o México


O México é um país superestimado. Falam muito da culinária, mas eu sinceramente acho que melhor seria se eles não jogassem pimenta em todo item comestível que vêem pela frente. Falam das novelas, mas nem mesmo nos tempos de "Maria do Bairro" eu conseguia prestar atenção, porque eu não sou o tipo de cara que agüenta assistir pessoas chorando durante uma hora e meia. Eu acabo achando tudo muito repetitivo. E, por fim, falam bastante do futebol. Elogiam a liga mexicana porque os jogadores são mantidos lá, não vão para a Europa e coisa e tal. Caso ninguém tenha percebido, existe uma razão simples para eles não saírem do país: ninguém quer. Pelo que eu pude ver ontem, todo o time do México (menos o Rafa Marquez) pode muito bem continuar comendo chili em casa, porque a Champion's League certamente não sente falta deles.


Aliás, é hora de acabar com essa palhaçada de que eles têm a receita para ganhar do Brasil. Bom, se você quer saber, essa receita até mesmo eu tenho, e vai mais ou menos assim: "jogadores sem sangue + jogadores estrelinha + técnico meia-boca + azar + pimenta = fiasco". Não é difícil.


5- C
lonar o Robinho

Ele é o único que joga nesse time. O único que corre, marca, dribla, chuta e não pede dispensa. Se tivéssemos 11 Robinhos ontem, talvez a história fosse outra. Ele parecia invisível passando por toda a defesa do México. Pena que a zaga do México se multiplicasse a cada jogador que ele driblava. Merecia ter saído com pelo menos um gol.

6- Mandar a "geração pipoca" embora

Não tem jeito. Os tais "meninos da Vila" não dão certo na Seleção. Deve ser alguma coisa no Cosmos ou sei lá, mas a verdade é que eles simplesmente não funcionam juntos. Já nos tiraram de uma Olimpíada e agora estão bem encaminhados para nos tirar dessa Copa América também. Ontem o Alex errou tudo que tentou, o Elano continuou mediano como sempre e o time só melhorou quando o Anderson entrou no lugar do Diego. O Robinho é exceção, mas até ele parecia mais à vontade quando parou de tentar tabelar com os ex-companheiros de Santos. Minha opinião é de que, quando estão juntos, eles têm a sensação de que precisam passar a bola um para o outro o tempo todo.


Não precisa, galera, vocês podem jogar com os outros também.

7- Naturalizar o Dudar

Simples: ele teria impedido os dois gols. No primeiro, teria desarmado o atacante de letra (desarme esse que ligaria um contra-ataque fulminante). No segundo, teria desviado apenas com a força da mente (coisa que o Doni tentou, mas ele não é o Dudar).


8- Demitir o Galvão Bueno

Talvez o Brasil não melhore muito com isso, mas de uma coisa eu tenho certeza: nossa paciência com as derrotas vai aumentar. Porque uma coisa é você assistir o time para o qual você está torcendo perder. Outra coisa é você assistir a isso com o Galvão Bueno narrando. Se a quantidade de besteira que ele fala pudesse ser transformada em água, não haveria mais sede no mundo. Infelizmente não pode, ela só se transforma em vontade-de-socar-a-televisão.


E olha quem estava comentando do lado dele: Falcão. [pausa para risada: Hahahahah]. Que coisa, não? Como se ele tivesse qualquer moral para reclamar de um treinador da Seleção!

9- Acabar com a Seleção

Só serve de vitrine para mercenários, ninguém mais leva a sério e só atrapalha o calendário do Campeonato Brasileiro. Hoje, se você fizer uma enquete, todo mundo prefere assistir o Brasil jogar no volei. Tudo bem, eu concordo que tem muito do não-saber-perder envolvido nisso, mas as pessoas não eram tão indiferentes pela Seleção nem no início dos anos 90, quando o time era bem pior.

10- E é isso

Não tenho muitas idéias a mais. Acho que já estamos bastante enrolados.

11 comments:

Maria Luiza said...
This comment has been removed by the author.
Maria Luiza said...

Esse jogo foi brincadeira. Um time com Afonso, Vagner Lover, Doni e Maicon não pode ser levado muito a sério.

Ontem, a noite era do Galvão Bueno.
Ele mostrou seu repertório de pérolas e aumentou sua coleção.

Aqui vão algumas:

- "O Hugo Sanchez tá pedindo pro time jogar 'alá argentina'......."

*minutos depois*

"... ah, não.. pode ser pelas 'esquinas', q é pelas laterais"

- "Rafa Marquez e o Alex já devem ter se enfrentado num Barcelona x Ajax..." (Alex no Ajax? Tá né...)

- " O mexico n ganhou, o brasil q perdeu"

- "RO = Roraima"

- "o Brasil vai sentir esse gol como se um lutador de boxe levasse um soco no FÍGADO e perdesse o ar" (Depois do 1º gol do México)

E uma das melhores...

- "E vem o Brasil, atacando.... Uhhhh, quaaaaase gol de SOUZA!"
(hahaha Souza na seleção?)


E eu gosto de comida mexicana.

Maria Luiza said...

Ah sim, também tem outra GENIAL.

- "Ele não tem a menor habilidade com o pé esquerdo que não deve nem conseguir amarrar a chuteira."
(??????)

Maria Luiza said...

*Esquerdo não, direito.

Caruaru said...

O jogo de ontem foi ridículo. Foi pior do que o clássico da série C que nós assistimos no final de semana. Mas pelo menos no clássico a gente já sabia o que esperar, a seleção brasileira teoricamente deveria vir com todos os melhores jogadores do país. Teoricamente.

Eu começaria mandando o Dunga embora, porque tá mto claro que ele só foi chamado porque queriam alguém sem moral, e que deixasse os empresários escalarem o time. Depois, eu abandonaria o Doni, o Vagner Love e o Maicon no deserto do Saara. Só pra começar.

Se eu fosse o técnico, ou se o Felipão fosse o técnico, eu duvido que as estrelinhas cansadinhas teriam pedido dispensa. Depois a gente ainda tem que ouvir coisas como "Na Argentina é uma honra vestir a camisa da seleção, ninguém aqui pede dispensa não". Eu não convocava mais.

No Brasil tem jogadores atuando muito melhores do que esses que foram.... Pára, né? Um monte de gente querendo espaço na seleção, e ele me chama esse banda de pé de chinelo do CSKA? O Dunga merece de diploma de incompetência. Já virou piada a seleção brasileira.

Caneleiro said...

Hahahaha... eu só ouvi as primeiras. Depois eu mudei pra Sportv.

Minha preferida é "o Brasil vai sentir esse gol como se um lutador de boxe levasse um soco no FÍGADO e perdesse o ar", embora a última seja realmente genial :p

(Eu só dou um desconto pela confusão entre Afonso e Souza. Eles são parecidos, embora o Afonso seja o primo gente boa e um pouquinho mais habilidoso... não muito)

--

Eu esqueci de mandar meus resultados pro bolão!

Vinicius Miranda said...

O Dunga não é treinador, discurssão sobre isso não há. O maior problema dele é que nem convocar ele sabe.
Seleções são os melhores jogadores do país no momento. Desde quando Doni, Helton, Maicon, Gilberto, Josué, Elano, Julio Batista, Vagner Love, Fred, Afonso, são os melhores jogadores do país???

Outro problema é que jogadores com mais de 30 anos são proibidos de ir para seleção pois estão velhos, em fim de carreira, não servem pra nada e tal... Se o cara ta jogando bem ele pode ter 75 e tem que ser chamado... Juninho Pernambucano é melhor que qualquer meia ali...
Alex do Fenerbache Idem...
RONALDO FENOMENO com 170 quilos é melhor do que os 3 centroavantes dessa seleção... VOu te falar que estou morrendo de saudades do CAfu e do Roberto....
Não existe jogador velho, existe sim é momento.

Vinicius Miranda said...

Exalto aqui o time da Argentina. Na moral, que meio e que ataque....
Pena que eles sempre amarelam.

Verón, Verón, Verón!!!

Caneleiro said...

Quanto a convocação, acho que o Dunga ficou bastante limitado. Convocar os jogadores com mais de 30 anos é complicado, porque depois você acaba se comprometendo a levar para a Copa. Vide o Parreira.

O que existe é momento, de fato, mas as chances de esses jogadores estarem num momento ruim é maior. O Dunga falou uma coisa sobre o Rogério Ceni que, na minha opinião, é o que ele pensa dos outros jogadores veteranos: "ele eu já conheço, não preciso testar". E é isso mesmo. Acho que, quando estiver mais próximo do mundial, se eles estiverem muito bem, aí podem brigar por uma vaga (e inevitavelmente acabariam conquistando, porque são melhores).

Se a gente for se limitar entre 20 e 28 anos, que é a faixa de idade em que o Dunga pôde convocar a maior parte do time, até que a convocação dele não é tão ruim. Não vejo muitos jogadores além desses (com essa idade) em condições de vestir a camisa da Seleção.

Centroavantes melhores que os convocados, por exemplo. Eu diria que temos o Ronaldo, o Leandro Amaral e o Dodô. São todos mais velhos... tem o Adriano também, se a gente for pensar num centroavante no mesmo estilo do Afonso, só que ele tá em péssima fase. O resto acho que fica abaixo ou no mesmo nível desses daí.

Caneleiro said...

A Argentina tem um time muito superior ao nosso. Acho que dessa vez eles não amarelam. Mas não sei, se o Brasil chegar no caminho deles, é capaz até do Maicon aprender a jogar bola.

Vinicius Miranda said...

Eu tenho um ponto de vista muito particular sobre a seleção, na realidade divido essa opinião com o Alfio Basille, pra jogar na seleção tem que ser os melhores do momento...
Não tem que testar, tem que entrar com o melhor time pra ganhar a Copa América, o melhor time pra ganhar as eliminatórias, o mesmo com a copa das confederações e copa do mundo...
Se for pra testar alguém novo, teste alguém novo que esteja jogando muita bola...
Os melhores incluem "velhos" que estejam jogando muito...

E também creio que esse ano a Argentina não amarele...

 
eXTReMe Tracker