Tuesday 19 June 2007

O perigo ronda General Severiano...

Depois da proposta milionária que quase tirou o técnico Cuca, agora a preocupação é com a janela de transferências para a Europa que se abre no meio do ano. Por conta da liderança e do excesso de exposição que o clube vem ganhando na mídia por ser o único que vem valendo a pena ser comentado, os jogadores ficam visados e a possibilidade de desmanche assusta o técnico e até alguns jogadores, como Luciano Almeida e Lúcio Flávio.

Propostas de bons salários e melhores condições, além de visibilidade, em clubes europeus, podem encher os olhos de jogadores que até então não eram seque cogitados por clubes de dentro do país. Alguns deles, com idade mais avançada, podem ver nessas propostas suas últimas chances de decolar na carreira.

O Botafogo vem em uma ótima fase, que, ao contrário do que aconteceu em 2005 ou até mesmo no ano passado após a conquista do Carioca, parece ser pra valer. Não é sorte ou acaso, é o resultado do bom trabalho que o Cuca vem realizando, do entrosamento que a equipe conquistou, da identificação dos jogadores com o clube e da qualidade que eles vêm apresentando. A sorte conta no quesito contratações. Muitas das grandes revelações de 2007 são jogadores que vieram desacreditados, dispensados de seus clubes ou eram reserva em outros. E no Botafogo estão mostrando serviço. Obviamente os mais jovens acabam sendo alvo maior da cobiça, como Jorge Henrique, Juninho e até os reservas André Lima e Diguinho, que seriam titulares facilmente em outras equipes.

Um ponto que conta a favor do clube é o emocional: o elenco parece cativado, especialmente pela paciente torcida alvinegra, que ao contrário de outras, vem demonstrando compreensão até mesmo com as frangadas e erros fatais do goleiro Júlio César. O carinho que dão ao grupo é retribuído, e isso pode contar pontos na hora de optar, já que todos eles se dizem imensamente satisfeitos com o trabalho no clube. O exemplo do técnico Cuca, e os seus apelos, já que é muito querido pelos atletas, é outro ponto favorável. Além das experiências que não deram certo, como aconteceu com Dodô no ano passado.

Fatalmente o clube vai perder seus jogadores no final do ano. Segurar uma equipe que vem bem, em um ano em que poucos conseguem se destacar, será demais para o ainda baixo orçamento do Botafogo, que vem se recuperando e fazendo um ótimo trabalho de reconstrução, na ótima administração do Bebeto. Mas permitir que o grupo se desfaça no meio do campeonato será a ruína do Botafogo. O São Paulo conseguiu manter seu grupo até o final, alguns podem dizer. Mas o São Paulo conta com muito mais apoio financeiro, além de que, no mesmo momento do campeonato, no ano passado, o tricolor paulista não tinha a mesma visibilidade. Se começarem a surgir as propostas, e um ou outro disserem que vão sair, é o ponto em que o Botafogo vai começar a cair. Não só pela falta que esses jogadores vão fazer, mas o fator psicológico tem se mostrado muito importante na boa fase do Botafogo, e o clima certamente será afetado pela despedida dos companheiros. Ficarão desmotivados, tal qual os torcedores.

Pela primeira vez em muitos anos o Botafogo conseguiu reunir uma equipe realmente boa, que funciona bem dentro do esquema tático; se completam em campo. Será uma grande tristeza se começarem a se despedir antes da hora, certamente vai estragar o trabalho de mais de um ano do Cuca. Eu espero sinceramente que, antes do fator financeiro, o bom senso se faça maior. Muitos desses jogadores tiveram o Botafogo como uma verdadeira mãe, e sabem das reais possibilidades de título e de vaga na Libertadores que têm. Se prosseguirem com o trabalho, além de mais valorizados ainda ao fim do ano, trarão ao Botafogo uma alegria que infelizmente não temos desde 1995.



Minha opinião é essa:

Júlio César - Esse não vai nem na esquina.
Joilson - Dificilmente vai receber uma proposta muito atraente, mas desconfio que mesmo uma nem tão atraente assim encha os olhos dele, caso venha de fora do país.
Juninho - Certamente será um dos mais assediados. É novo e vem se destacando até mesmo em comparação com outros bons jogadores da sua posição. Mas por ter renovado o contrato há pouco mais de um mês, e parecer ser um dos mais centrados e dedicados ao clube, duvido que saia antes do fim do ano. Mas se a proposta for muito boa, ou de um clube importante... Não sei, não.
Alex - Não vai. É emprestado, e provavelmente o São Paulo vai querer de volta no final do ano, quando acaba o empréstimo.
Túlio - Não sai. Já está pensando em encerrar a carreira, e é apaixonado pelo Botafogo. Recusou propostas de vários clubes, inclusive Santos e São Paulo e o mercenário Fluminense, quando estava voltando para o Brasil, para ficar no Botafogo. Esse é ídolo.
Luciano Almeida - Se receber boas propostas, é capaz de sair. Mas por ser mais velho, e não ter tanto destaque, talvez não seja visado. O Luciano parece gostar muito do Botafogo, só pela vibração dele em campo dá pra notar.
Dodô - Mercenário detected! Se vier uma proposta de clube europeu, ele vai. Mas já tem 33 anos, e más experiências ao deixar o Botafogo. Além disso, parece que criou laços finalmente. Esperamos que sim!
Leandro Guerreiro - Acho que os clubes de fora ainda vão preferir esperar, porque ele se encontra em um período de maturação. Do começo do ano pra cá, evoluiu muito, e tem sido peça chave no time. Ainda assim, é um dos menos comentados. Se ele sai ou não,é difícil dizer, já que é um dos que menos falam. Espero do fundo do coração que não vá, é um dos meus preferidos!Jorge Henrique - Outro que será mais visado. Novo, corre muito e é versátil. Tem um futuro muito promissor a frente. Um dos que mais me preocupam.
Zé Roberto - O mais procurado. Vai sair. Talvez não agora, porque esperar o fim do ano será mais lucrativo pra quem quer que queira contratar. Mas no final do ano vai, com certeza.
Lúcio Flávio - Lúcio Flávio, Lúcio Flávio... Lúcio Flávio! Eu ajoelho e peço a Garrincha que ele fique. Já tem quase 30 anos e é tido como peça chave no grupo. Acho que se receber boa proposta, deve sair, apesar de ter renovado o contrato há pouco tempo. Mas por ter ficado quase 10 meses sem jogar ano passado, e ter recebido o salário em dia nesse período, ele pode acabar ficando até o fim do ano pra recompensar.

Diguinho - Deve sair. Está louco pra ser titular, e, apesar de ser reserva diferenciado, não tem nada que o prenda ao grupo.
André Lima - Botafoguense de coração, mas é novo e não tem muitas chances de crescer com o Dodô no time. Se aparecer boa proposta, vai ficar tentado - como já está.




Fato que existe uma chance muito boa de nenhum dos titulares sair. Por conta do bom momento, das possibilidades de conquista e dos laços que o Botafogo parece vir criando com seus atletas. Eu espero que seja o suficiente para manter o grupo até o final do campeonato. Esse é, sem dúvida, o maior perigo em 2007. As declarações que andam dando são muito suspeitas, e, como tem coisas que só acontecem com o Botafogo, não me surpreenderia se uma dessas acontecesse.

Vou ficar triste tal qual Conca. Eu, e todos os outros botafoguenses. Conquitos, conquitos, ficaremos.

6 comments:

Maria Luiza said...

Junto com a liderança, vem as ameaças!
Essa porra de janela européia já vem me irritando faz tempo. É um saco você não poder ter um ídolo no time, ou alguém que se diferencie porque já vem um aliciador europeu, junto com os nosso queridos e amados empresários (leia-se Eduaro Uram), e carregam os bons jogadores embora.

No caso do Botafogo, acho difícil o time todo se desfazer, principalmente, os mais velhos. Acho que eles vão receber propostas de outros times do Brasil e por isso nem vão sair. Da Europa, só os mais novos.

É incrível como, cada vez mais, os jogadores novos vão embora. É só você olha a seleção sub-20 que você vê como isso acontece. Os principais jogadores já tão com transferência acertada pra clubes europeus, principalmente ingleses!

Eu espero que isso, um dia, acabe ou pelo menos diminua. Já tá ficando chato você ver um muleque jogando pra caramba e saber que ele nunca vai chegar a se firmar no time porque vai vir um fdp de fora e vai carregá-lo embora.

Caneleiro said...

Calma, calma... se for campeão, saem uns 4, 5 no máximo. E mesmo assim vc tem que considerar que o time vai trazer reforços.

O problema maior seria perder esse brasileiro ou ganhar a Libertadores do próximo ano (bom, isso não seria bem um problema, mas você entende o que eu quero dizer). Aí desmonta o time de vez.

Zé Roberto é um que também acho que sai. Coceira crônica no bolso. Alex parece inevitável, Diguinho também. O resto acho que vai depender muito. Acredito que dessa vez o Dodô fica. Pelo menos dessa vez...

Caneleiro said...

Daqui a pouco o campeonato brasileiro vai ser do mesmo nível do carioca. Se a gente for parar pra reparar, esse deve ser o primeiro brasileiro sem craques da história.

Teste123 said...

Tá foda, algumas considerações:

1-A um tempo atrás Dodo disse que fica no Botafogo e encerra carreira ano que vem, se isso é verdade ou não, não sei dizer.

2-DigPlay sai, fato!

3-Alex volta pro SP.

4-Zé Roberto sai no fim do ano, inevitável.

Acho que essas serão as únicas perdas do Botafogo no fim do ano. Talvez o Zé saia agora no meio do ano mesmo, num sei o que é melhor, ele sair agora e o Bota ainda levar algum dindin, ou sair no final do ano e a gente ter pelo menos um cara que desequilibra no time!

Fernanda Turino said...

Cara, apesar de uma parte minha intimamente torcer para que o time do Botafogo se desfaça, eu acho esse papo todo de ir para a Europa um saco!
Porra, num se pode mais ter craques no país do futebol. É tudo culpa do capitalismo, diria Marx! ehehe
Mas tá foda mesmo, um saco, a gente tem até "medo" de ter bons jogadores no time, a gente se apega ao jogador e logo logo ele vai rumo aos campos europeus e aos salários em euro!
Temos que fazer um movimento do tipo: Fica, jogador! eheheh

Val Legal said...

Acho também que o Dodô sai. Apesar que ele em outros times joga naaaaaaada! rs
André Lima, duvido. Mas nada é impossível. Pelo menos não agora.

Mas também temos que pesar o seguinte: se o Mestre-Cuca não foi... talvez os jogadores o utilizem como espelho e daí... acho improvável que saiam...

Vamos esperar pra ver.

Beijo no coração.

 
eXTReMe Tracker