Saturday 9 June 2007

11 Dodôs e uma rodada



Hoje eu decidi que não vou falar de um jogo só. Ao invés disso, vou adotar a imparcialidade (meu ponto forte) e selecionar os 11 melhores jogadores do fim de semana, dando início aqui ao prêmio "Dodô da Rodada". Tudo bem que ainda faltam os jogos de domingo, mas como a nata do futebol nacional já jogou, não acredito que teremos qualquer alteração nesse time. Então, vamos aos fatos:

Goleiro - Júlio César fez defesas salvadoras, não tiro seu mérito, mas o grande destaque dessa rodada foi sem dúvidas ele, Sílvio Luiz. É incrível, sua simples presença na grande área é o suficiente para amedrontar o ataque adversário! Dessa vez então, não houve perdão: cegou o ex-jogador Amoroso com um único olhar.

Lateral Direito - Dizem que um mau momento é capaz de apagar toda uma vida de realizações. Eu digo o contrário: um bom momento pode ser o suficiente para apagar uma vida inteira de mau futebol. E por isso escolho para a lateral direita Thiago Maciel, que é brasileiro e não desiste nunca. Mesmo sendo vaiado e perseguido durante a partida inteira contra o Grêmio, não se abalou. Aos 19 minutos do segundo tempo, driblou dois jogadores da equipe adversária e ajeitou para Abedi emendar um belo chute para o gol. Grande jogada. E um verdadeiro exemplo de vida!

Zagueiro Central - Algumas pessoas são loucas. E quando elas são loucas, elas fazem o que eu gosto de chamar de, er, coisas loucas. Uma delas é dizer que o Dudar não é um grande zagueiro. Meus amigos, é hora de colocarmos as coisas em seu devido lugar. Não só o xerife argentino chega em qualquer bola, como ele tem mais técnica do que toda a zaga da Seleção Brasileira somada e multiplicada por 5. Torçam para que ele não seja convocado pelo Basile, senão habemus campeão da próxima Copa, sem gols sofridos. Ontem ele fez um jogo perfeito, elegante, nível europeu. Esse vai entrar no TOP 5 de suas atuações com a camisa do Vasco, com certeza. E, falando em coisas loucas, é difícil de acreditar que ele um dia foi dispensado do Vélez Sársfield por deficiência técnica. [Como se não bastasse ser craque, o Dudar ainda é amigo do Conca, enquanto os outros são preconceituosos e sabotam "El Mago" só porque ele não gosta do Rio de Janeiro... Kill all them bitches, Dudar!]

Zagueiro Central II, o Retorno - Uma das principais características desta fascinante equipe do Vasco é a união (tirando o Conca, que é injustamente excluído por seus coleguinhas). O zagueiro Jorge Luiz é o maior símbolo deste espírito. Sabendo do potencial de seu colega Dudar, ele comete diversos erros apenas para que o argentino possa consertá-los e assim ganhe mais pontos com o treinador da seleção argentina. Poderia salvar as bolas ele mesmo, mas não, ele ajuda o companheiro de equipe. E ainda avança para o ataque de vez em quando (como na bola que tocou para Romário no terceiro gol). Por sua solidariedade, amizade e ousadia, merece um lugar na Seleção da Rodada.

Lateral Esquerdo - "Quem é o garoto arisco e habilidoso correndo pela ala esquerda de São Januário?". Essa foi certamente a pergunta que muitos fizeram ao assistir Vasco x Grêmio. Um deles foi o técnico da Seleção sub-20, que criminosamente não convocou aquele que é a maior promessa da lateral esquerda no Brasil: o artista vascaíno Guilherme. Neste jogo, a jovem promessa entortou as costas de cada adversário que cruzou seu caminho e criou as melhores jogadas do Vasco no primeiro tempo. Com apenas 19 anos já sabe cruzar e lançar, o que é raro no futebol brasileiro. No lance do pênalti em André Dias, seu passe foi milimétrico. Em outras ocasiões, chegou com perigo. Durante boa parte da primeira etapa, foi a maior arma do Vasco (ele ainda precisa melhorar seu condicionamento físico para manter o nível durante toda a partida).

Primeiro Volante - Me faltam palavras para descrever o melhor volante desta rodada, Roberto Lopes. Ficarei mudo portanto.

Segundo Volante - Amaral não joga nada, não desarma ninguém e bate faltas ridículas. Mesmo assim, foi capaz de se destacar como o melhor segundo volante da rodada, ao receber o terceiro cartão amarelo que reforça o Vasco contra o Botafogo. E não vamos esquecer: com ele a nova loira de Liverpool, Lucas, não se criou.

Armador direito - cantem comigo: Ihhhhhh é Abediii!!!!! Ihhhhh é Abediiii!!! O homem é um leão dentro de campo. Não parou um instante de correr, se apresentou tanto no desarme quanto na armação e foi decisivo para a vitória do Vasco, participando do segundo gol e marcando o quarto. Provou mais uma vez como cresce nas dificuldades. Quando parece que tudo vai dar errado para o Vasco, ele se supera e baixa um espírito de Ramon dos bons tempos. Falta um pouco mais de inteligência e menos afobação, mas enquanto der certo não podemos reclamar. Esse é o Abedi.

Armador esquerdo - o Renato é um cara legal.

Atacante - Primeiro ele sofreu um pênalti (estatisticamente é o jogador mais caçado do campeonato). Depois, marcou um gol para fechar o caixão tricolor. André Dias, esse é o nome do artilheiro do Vasco. Deu o sangue pelo time mais uma vez e provou que, apesar de limitado tecnicamente e com Leandro Amaral próximo de voltar, ainda busca sua vaga no time. Esse é o espírito da vitória!, do líder do campeonato!, do time da virada!, do time do amor!, do Gigante da Colina!, e assim por diante!

Romário - Só tem um, não adianta. Ele continua sendo rei em São Januário. Esse ano marcou quase em todos os jogos no estádio, e dessa vez ainda teve uma bela atuação, com passes precisos e (vejam só!) voltando para marcar e armar jogadas. Seu segundo gol foi lindo, gol de quem sabe. Um dia eu quero que ele pare, no outro eu não quero. Fica difícil decidir. Hoje, eu não quero. Até porque, se continuar com essa média, vai ser artilheiro mais uma vez.

Treinador - [que rufem os tambores, porque agora eu vou falar bem dele] Celso Roth. O estrategista gaúcho estava irreconhecível ontem. Seu time dominou o Grêmio, manteve a bola nos pés os 90 minutos e, mesmo após marcar 3 gols, ele não recuou. Repito: ELE NÃO RECUOU. Todas suas substituições foram de reposição e, quem entrou, entrou bem. Fazia tempo que o Vasco não metia 4x0 em time grande. Geralmente, tomava outros 4 para igualar. Méritos para Celso Roth.

E é isso aí. Essa lista traduz bem o que melhor se pôde assistir nessa rodada: Vasco é líder do campeonato e coisa e tal. A vida é bela, acreditem.

---

O Conca foi um dos que entrou e entrou bem. Não teve muito tempo para mostrar seu futebol, mas em quinze minutos já provou que melhor do que o Renato ele é. Tomara que o Morais vá para a Copa América, seja vendido e o Celso Roth perceba que o argentino é o substituto perfeito para o vagalume.

Aliás, desde já proponho a fundação da entidade "Amigos do Conca", para ver se a gente tira o depressivo argentino de sua fossa. Levem cartazes para o treino, Carreguem o pequenino armador para conhecer a Cidade (mais ou menos) Maravilhosa, dêem para ele o telefone do Disk Galera e vamos recuperar o futebol que ele demonstrava nos vídeos do youtube. Ganha o futebol brasileiro.

---

E o interesse do Boca não tem fim. O apagão em São Januário foi no mínimo suspeito.

---

Quero deixar meu protesto contra o Botafogo, que não honrou a tradição do feriado de Porcus Tristis. Mas eu não vou falar sobre isso, vou esperar que Caruaru fale. E que o Dodô repense sua vida.

4 comments:

Caruaru said...

Eu não vou conseguir comentar esse post por falta de ar.


*Ri pra sempre e jaz.*

Caruaru said...

Mas eu gostei da idéia do Prêmio Dodô da Rodada. xDDDD A gente podia aproveitar a idéia do nosso grande Renatão e fazer isso.

De quebra dar o Prêmio Claiton da Rodada também.

Mas só entre os quatro do Rio, tenho saco pra acompanhar os jogos de Náutico e América de Natal não. xD

Maysa said...

Ameeeeeeeeeei o prêmio Dodô da rodadaaa XD Eh uma das coisas mais criativas eveeer XD Eh claro que eu naum concordo com as indicações mas foi foda de qualquer forma XD

Maysa said...

Podia ter o prêmio claiton da rodada, o prêmio renato abreu da rodada e o prêmio fernando henrique da rodada XD

 
eXTReMe Tracker