Friday 29 June 2007

O clássico com ares de finalíssima


Com direito a show de abertura e troféu para os vencedores e o para o autor do primeiro gol do estádio [me pergunto o que acontece se o gol for contra]. E o que acontece com o Botafogo na hora do vamos ver?



Venenosa, êêê!


Até agora, nada. Ou quase nada. Ou acontece alguma coisa, e depois não acontece nada. O fato é que nesse clássico, o que menos importa é que essa é apenas a oitava rodada do campeonato brasileiro, e que vale, na realidade, só três pontos na tabela. Três pontos que isolam o Botafogo de vez, ou que aproximam o Fluminense do mesmo.


Vamos fazer uma análise sensata - ou pelo menos tentar, dentro das possibilidades. O Fluminense vem da conquista da Copa do Brasil, e de bons resultados desde então. Se tem demonstrado qualidade ou não, eu não vou discutir, até porque me parece que nesse ponto todo mundo tem uma opinião diferente. Desde que se consiga os três pontos, que seja. Enfim. Pelo menos um jogador nesse elenco do Fluminense é acima da média: o zagueiro Thiago Silva. Além de bom defensor, já se mostrou muito bom quando sobe ao ataque também, inclusive fazendo gol ao melhor estilo artilheiro. Felizes, saltitantes, empolgados e com um homem que desequilibra, o Fluminense vem motivado.
Do outro lado, temos o Botafogo, líder isolado do campeonato sem ter jogado a sétima rodada. O ambiente em General Severiano é o melhor possível, e as perdas do Carioca e da Copa do Brasil chatearam, mas não cambalearam a equipe. O grupo se mostrou mais unido do que nunca, e alguns jogadores inclusive já declinaram propostas de clubes estrangeiros para permanecer na equipe. Duas semanas sem jogos pode pesar contra, mas em compensação me parece que a parte física foi muito bem trabalhada neste período, e que os jogadores estão mais aptos agora de enfrentar os 90 e tantos minutos do que antes. Dizer quais jogadores são realmente bons nessa equipe vem sendo uma tarefa complicada, já que todos eles - com exceção do Joilson - vem se mostrando indispensáveis dentro do esquema tático. E por falar em indispensável, um dos mais ficará de fora da partida. Uma dura substituição. Favoravelmente ao Botafogo, as declarações do Renato Gaúcho - churrasqueiro filho de uma boa égua - com certeza servirão de motivação.
De qualquer forma, clássico é clássico. E tudo pode acontecer - por mais piego que possa soar. Vide os clássicos entre Flamengo e Botafogo este ano: Botafogo sempre apontado como favorito, em melhor campanha, e sempre cedendo o empate ao rubronegro. É o Botafogo, afinal de contas. Tem que coisas que só acontecem com ele. Se tivesse de apontar um favorito pela lógica, é o alvinegro, com certeza. Mas devido as circunstâncias, é difícil falar. Os dois vão entrar prontos para liquidar a partida logo de cara, e eu suponho que nesse ponto o Fluminense leve uma certa vantagem, já que vem fazendo gols logo no começo dos jogos. A parte boa é que o time laranjinha costuma cair de produção depois disso, mas se compacta no campo de defesa com eficiência, e um pouco de sorte. O mesmo esquema que o Figueirense usou no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, e que o Botafogo não foi capaz de superar. Se o time da estrela solitária entrar disposto a jogar os 90 minutos, sem dar as suas clássicas bobeadas que podem derrubar, sinto que teremos um jogaço.
E de qualquer forma, é o que eu espero. Eu e todos os outros que amargaram corre-corre nas filas para trocar seus leitinhos por ingressos. A festa, pelo menos, parece que será bonita - e eu espero que fique só na festa, e não caia para o lado da violência também. O prêmio maior para as duas torcidas será um jogo bonito, bem jogado e com fairplay.

E esperemos que, ao final do dia, a torcida alvinegra possa sair alegre, e repetindo, uma vez mais, aquilo que todo mundo já sabe: ninguém cala essa nosso amor.





Faz um gol pa'rrente aí, Juninho!

x-x-x-x-x-x

E o Cartola, hein? Já comecei me ferrando. Meu time tinha três são paulinos, que conseguiram empatar com os figueirinhas em 0x0. Logo quando a gente acha que eles estão renascendo das cinzas... Não pus nenhum do Sport, e eles me metem 4x1! Minhas apostas foram pras cucuias no bolão. São Paulo 3x0 e Sport 2x1. Pelo menos acertei a vitória e o número de gols de um dos times... Tô ficando péssima em chute. Quando eu não apostava sempre dava certo. Aff.



4 comments:

Maria Luiza said...

Eu espero que o Botafogo ganhe esse jogo, mesmo se isolando mais ainda na liderança, pelo bem do meu bolão e do meu time no Cartola.


Pode ficar tranquila, o único time que segura o Botafogo no Rio é o Flamengo. HÁ!


Maa na boa, esse jogo já virou evento. Tá parecendo amistoso da seleção brasileira: é tudo festa, muitos convidados, prêmios e troféus que não valem muita coisa, banda marcial antes, show de abertura!
Eu espero que dê tudo certo pro bem do Engenhão e de todo mundo que tive lá nesse dia. Que as torcidas se respeitem e não levem essa "picuinha" desses dias pro estádio. E nem os jogadores pro gramado.

No mais, vou torcer pro Botafogo ganahr de 2x0, com gols de Juninho e André Lima. Pro bem do meu bolão!

**

Amanhã tem seleção sub-20!!!!
Ebaaaaaaaaaaaa!

Caneleiro said...

Eu quero 5x5, com gols de Juninho, Alex e Lúcio Flávio (já que eles tão no meu time do Cartola). Eu quero ver um frango do Júlio César também... pelo bem do espetáculo.

Na verdade, eu não vou sair feliz se não tiver:

- Frango do Julio Chester.
- Gols perdidos do Alex Dia$$.
- Gol bonito do Dodô.
- Agradecimento ao Hamster.
- Thiago Silva desarmando três jogadores em sequência.
- Carlos Alberto sendo expulso.
- Defesas ninja do Fernando Henrique.
- Vasco ganhando do Cruzeiro.
- Mate com limão. Agora anda sempre em falta, o que é um absurdo.

--

No cartola só esqueci de verificar quem ia jogar, mas não vai fazer muita diferença, acho que só o danilinho não joga... no bolão, esqueci de marcar os jogos :/

Vinicius Miranda said...

Botafogo favorito.
Fluminense com 3 volantes.
Renato falando d+.

Cheiro de derrota tricolor?
Não!

Tudo vai dar certo e meu tricolor vai ganhar. 2x1 gols de Carlos Alberto de penalti e Somália de cabeça... Dodô desconta para o Bota.

Sub-20 amanhã vai ser o evento, pena que estarei rumando para o Engenhão...
Saudações tricolores

Caruaru said...

Eu tiro a credibilidade do amigo tricolor ali porque ele chutou em gol do Carlos Alberto. xD isso é que nem saci pererê, amigo, não existe.

 
eXTReMe Tracker