Saturday 21 July 2007

O triste adeus, a rodada do brasileirão e o desabafo alvinegro.



E a seleção deu adeus ao Pan. =/ Eu fiquei realmente chateada por eles. Não apresentaram tudo aquilo que se esperava - porque basta colocar uma camisetinha amarela e uma bola no pé, que todo mundo já acha que vai dar espetáculo -, e, como disse camarada Sub-12, eles talvez estivessem sendo superestimados demasiadamente. Por isso a frustração. Mas na minha concepção, eles não foram tão mal assim.


Primeiro, a seleção é sub-17. Muitos países ali estavam com seus times sub-20, inclusive com os três jogadores acima dos 20 anos [o atacante do Equador tem 23], fato que vai contra o acordo firmado entre as confederações de enviar para o Pan somente seleções sub-17, já que muitos países estavam envolvidos com Copa América e Mundial Sub-20 ao mesmo tempo. Por conseguinte, percebe-se que alguns quebraram o acordo.


Disputando com outras duas seleções sub-17, o Brasil venceu. Não mostrou um futebol incrível, mas talvez tenha sido compatível com o que se pode esperar de garotos de 16/17 anos. Nenhum Pato, mas um Lulinha que demonstrou muito potencial, e outros jogadores que se destacaram de alguma forma. Eles têm habilidade, isso fica óbvio. Aliás, jogaram mais bonito do que a seleção do Dunga, e mais ainda do que a estrelíssima seleção sub-20. Mas falta a esses meninos experiência; experiência para uma organização tática mais eficiente, para pensar rápido, para não se deixar levar pela fome enquanto pode fazer uma tabela com o amiguinho que chega livre de trás, e coisas assim.


Perderam um único jogo, e infelizmente foi o suficiente para eliminá-los. Mas, pra mim, não foi nem de longe suficiente para ganhar vaias e outros gritos patéticos da torcida no Maracanã. Meninos de 17 anos, jogando com casa cheia pela primeira vez, sem nunca ter atuado por times profissionais [com exceção do Lulinha, que, mesmo assim, atuou bem pouco], não estão acostumados com essa pressão. Timinho? Queremos raça? Eles brigaram, e brigaram muito até. Esbarraram na falta de precisão do ataque, e tomaram pouquíssimos contra-ataques. A maior parte deles, no final da partida. Com um - zagueiro - a menos. Desconfio que eles ganhariam bem de muito time de marmanjo. Enfim, não coube aos meninos o que eles foram forçados a ouvir.


Foi sacanagem, foi sem graça e foi desmerecido. Fiquei com muita, muita pena deles. São promessas do nosso futebol, sendo expulsas a ponta-pé do maior do mundo, pela sua própria torcida. Não mereciam isso mesmo.


Destaques positivos: Lulinha, obviamente. Esse daí tem tudo para despontar como uma das grandes revelações. Acho que se o Pato estivesse nessa seleção, teria rendido muito com ele. Fábio, o lateral esquerdo do Fluminense. Muito bom o garoto, e lateral é uma posição da qual o futebol brasileiro carece. Infelizmente, nem vai ter tempo de despontar por aqui. O irmão dele, Rafael, não me pareceu tão bom, mas, nessa última partida, foi bem melhor que o irmão. As melhores jogadas surgiram com ele. Destaco um pouco ainda o Fellipe Bastos, que é bastante mascarado, mas mostrou que pode crescer em alguns momentos. Os dois gols do Brasil contra a Costa Rica [foi esse o adversário mesmo?] tiveram diretamente a participação dele - o segundo, inclusive, com uma deixadinha genial. Fez sua melhor partida no primeiro tempo contra o Equador, mas sumiu depois no segundo. Como um volante, rendeu muito mais do que como meia ofensivo, e tem um bom chute. Pode ser uma promessa, mas ainda precisa mostrar serviço pra que se possa dizer com garantias.


Destaque negativo: O goleiro. Sai muito mal do gol, e os quatro que o Brasil levou foram muito com a ajuda das falhas dele. Isso pode ser corrigido, obviamente. Nos primeiros jogos não teve muito trabalho, talvez estivesse nervoso demais nesse. Enfim, foi bem mal. Além do Junior, atacante que de bom só fez um gol, roubado da jogada do gêmeo B2. Acho que para ser titular, pelo menos grande confiança devem ter depositado nele, mas não mostrou nada disso. Se for trabalhado, bem trabalhado, pode vir a ser um daqueles centro-avantes mondrongões matadores, no melhor estilo Adriano. Mas daí a dizer que ele pode chegar ao nível do Adriano... Precisa comer muito feijão com arroz. Mas como lembrou um coleguinha botafoguense, o Adriano era chamado de bonecão do posto pela torcida do Flamengo. Então, por que não?


Fiquei realmente com pena dos garotos. =/


x-x-x-x-x-x


As mulheres, por outro lado, arrasam quarteirão! Quando parece que elas vão tomar sufoco - como no primeiro tempo contra o Canadá -, elas voltam e dão de sete. Mudança de sexo na Marta já!


Se alguém conseguir ganhar dessa seleção, é um sinal do fim dos tempos.


x-x-x-x-x-x


E comeeeeça a rodada do brasileirão! A décima terceira rodada, eu sinto, será uma rodada de muitas definições. Pra melhor, eu espero.



O Vasco parece que ou é oito, ou é oitenta. Não vi o jogo, mas, segundo consta, foi um jogo muito... ahn... "raçudo", como se costuma dizer quando a técnica é deixada de lado. Bom, deu certo, o importante no final são os três pontos. Os três pontos, e os quatro gols de saldo! Mas devo dizer que o Galo é um time que me decepcionou. Achei que eles fossem estar disputando lá no alto da tabela o campeonato todo, e eu até gostava dessa idéia, por ser um time que acabou de subir da segundona. Acho legal quando eles dão a volta por cima com tudo, como fez o Grêmio ano passado. O futebol cresce com isso, a torcida parece que dá mais valor. Enfim.



O Inter já estava me preocupando. Patinho de volta, vitórias seguidas... É, eles estão de volta! E então, tropeçam novamente. O problema desse campeonato pode ser visto no Inter, eu suponho: ninguém consegue uma série de bons resultados muito longa. Ano passado, o São Paulo foi campeão com apenas três derrotas. Se considerar que o Botafogo conseguiu ficar dez rodadas - ou jogos - invicto, é até interessante. Mas eu acho que ser campeão - se for mesmo - com apenas três derrotas, não vai acontecer. E se não acontecer com o Botafogo, não vai acontecer com mais nenhum. O nível está realmente baixando...



Quem eu acho que está de volta é o Santos. Esse sim, vem com tudo. Bobeou contra o Palmeiras, mas parece acordado. Acho que vai brigar. Ao contrário do São Paulo, que provavelmente quando acordar pra vida, já será tarde demais. Ainda bem, chega de São Paulo.



E o Atlético-PR é o ódio da rodada. Pelo menos até amanhã. Ferrou com o meu cartola - e com o de muita gente, aparentemente. 2x1 para o América! Olha o Dragão aí. Eu torço pra que eles não caiam, sabia. As torcidas do nordeste merecem times na primeira divisão, eles dão um banho em qualquer torcidinha se achante do sudeste. Lotam estádio, fazem festa, apoiam o time incondicionalmente. Sport, América e Náutico merecem uma chance de recuperar o futebol nordestino - assim como o futebol do Rio merece recuperar seu prestígio.



E isso me leva a... Flamengo. Todos esses resultados prejudicam diretamente um clube: o rubronegro carioca. Afundou-se ainda mais na crise. Todo mundo é anti-flamengo e coisa e tal, mas eu realmente estava torcendo para uma guinada no futebol carioca. Esse ano prometia - ou ainda promete. Por mais que eu me recuse a torcer por Fluminense e Vasco, por razões pessoais, óbvio, num contexto geral, eu sou a favor do fim da hegemonia paulista. O Rio merece ser levado a sério, e a paulistada merece um cala-boca. A história que tem o futebol do Rio merece ser respeitada, e isso não vem sendo honrado pelas nossas equipes.


O Botafogo a principal delas, provavelmente o pior do Rio nos últimos anos. Sei que tem gente por aí torcendo contra por raivinha [ou recalquezinho, como preferirem], mas acho que o Botafogo anda merecendo uma grande conquista. Vem fazendo por merecer desde o começo do ano, e essa pode ser a última chance dessa equipe conseguir algo. Não são jogadores brilhantes, nem grandes estrelas, mas eles mostram serviço, e mostram bem. é claro que não vão jogar bem sempre, mas a torcida botafoguense, depois de anos amargando brigas para não cair, segundona, e equipes medíocres, compreende isso, e apóia. Não é a maior, não é a mais criativa, mas tem sido a mais carinhosa, e, por que não, a mais dedicada. E desde sempre parece ser a mais paciente. O futebol bonito não aparece sempre, aliás, anda escondidinho ele, mas pelo menos uma ou outra jogada que dê gosto têm vez. E depois de tudo que o Botafogo passou, incluindo risco de fechar as portas, o Bebeto, e a sua boa administração, o resgate que aconteceu, merecem uma recompensa. Seria um prêmio não só para o Botafogo, mas para o futebol como um todo, como disseram os comentaristas da ESPN: um clube que deu a volta por cima.


Volta por cima sim, por que não? São Paulo deu a volta por cima, e hoje é provavelmente a maior potência do futebol brasileiro. O Santos deu a volta por cima. O Inter deu a volta por cima! Isso só poderá ser comprovado com mais alguns anos, e a manutenção do bom trabalho. Mas, se acontecer realmente, será uma enorme satisfação. Saímos da segunda divisão escalando com as próprias pernas, enfrentamos o rebaixamento com a cabeça erguida, e, depois de campanhas ruins, finalmente o Botafogo respira. Respira quatro pontos à frente do segundo colocado, com uma rodada a menos. E não é o agouro dos rivais, as falações ridículas, nem o doping do Dodô, que vão nos deixar menos orgulhosos do que esse time vem fazendo. Não é todo dia que se tira das cinzas jogadores esquecidos, e os transforma em uma equipe que tem, hoje, o maior potencial para conquistar o campeonato.


Que ele não venha! Se vier a Libertadores, já será muito bem vinda. Mas sonhar nunca é demais, e se o nível permanecer baixo como anda, esse sonho pode se concretizar. Não serei botafoguense iludido antes da hora; por enquanto, ainda estamos muito, muito longe do título. Dizer que brigamos diretamente por ele, ainda é demais. Dizer que vamos brigar diratmente por ele, ainda é cedo. Mas eu, como botafoguense, posso comemorar minha boa campanha, e mereço comemorar. Tantos e tantos anos de desgosto, e agora é só abrir os jornais, ler uma crítica, pra ver um elogio ao clube da estrela solitária. Isso, meus amigos, já é uma vitória. Saboreada todos os dias. Então falem o que quiserem, pensem o que quiserem. Não é a opinião de terceiros, muito menos seus desejos, que vai tirar da gente o orgulho de ser alvinegro. Orgulho que andava sujinho, maltratado... E agora está aí, exibido em cada esquina, em cada arquibancada dos jogos panamericanos.


"Esse é o Botafogo que eu gosto! Esse é o Botafogo que eu conheço! Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus! Deixa eu festejar que eu mereço."


E pra não dizer que eu sou egoísta, eu desejo realmente que os clubes do Rio se saiam bem. Obviamente seria muito divertido ver o Flamengo rebaiaxado - e não é por nada não, mas vem merecendo há muito tempo, e como eu sempre digo, talvez seja a melhor coisa que pode acontecer. Assim criam vergonha na cara. Me matem por isso, mas um clube grande como o Flamengo virar a chacota que virou nos últimos anos é ridículo. É como o Corinthians e sua quase-falência. Divertido para os rivais, mas como pessoa que gosta do futebol, e como pessoa que acima de tudo quer ver o Rio no topo de novo, torço pra que algo seja feito - seja cair e melhorar, ou seja criar vergonha antes disso.


Mas claro, que fiquem todos abaixo do Fogão. =) De prefência da segunda colocação pra lá. Heh.


[Estou muito benevolente hoje, torcendo pra todo mundo não cair. Que coisa.]


x-x-x-x-x-x


E pra terminar esse meu post gigante, mais Botafogo! =D


Os deuses do futebol sorriram para nós nas últimas rodadas. Deu tudo certo! Nessa, pra que tudo dê certo, todo mundo tem que empatar. Sério, se todo mundo empatar, mando todos para a PQP: é Deus querendo o Botafogo campeão.


Ah, claro, o Botafogo tem que ganhar também. E será um jogo dificílimo. Quatro desfalques importantes, contra uma Ilha do Retiro lotada, e um Sport muitíssimo motivado. Realmente, a parada será dureza. Acho que a probabilidade de derrota é bem maior do que de vitória, mas eu confio que pode haver superação. É hora de mostrar que o Botafogo pode jogar com a tal da raça também, porque afinal, sem Dodô, sem Juuninho, sem Zé Roberto e sem Túlio... Técnica me parece que vai carecer um pouco. Espero que o time faça uma boa partida - e que as invenções do Cuca dêem certo.


Ô técnico pra gostar de inventar, hein? Joilson jogando com a camisa 10... Jomem. E seja o que Deus quiser.


Mais três pontos significa pelo menos a manutenção dos quatro de vantagem. E isso é mais do que indispensável nesse momento. Os tropeços podem custar caro mais na frente, e as derrotas podem pesar nos ombros de um grupo que vinha motivadíssimo. Acho que eles estão bem conscientes do dever deles, e de que precisa haver superação, acima de tudo.


Não sei se estou confiante, aliás, acho que eu nunca estou confiante. Mas estou com eles e não abro. Quem quer ser campeão tem que aprender a lidar com as adversidades, não basta só jogar bem em casa. E é hora de mostrar isso.


x-x-x-x-x


Gostaria de deixar expresso aqui que, apesar de ter esquecido dos prêmios das duas últimas rodadas, meu prêmio Renato Abreu da Rodada é do Valdívia! Porque ele non estava mamado! Ê mentchira!


Pronto, registrado está.

Só pra não passar em branco. =D Essa foto é ótima demais pra ser esquecida.

4 comments:

Caruaru said...

Ia comentar sobre o Corinthians e a zona de rebaixamento, e tudo o mais. Mas já está grande o suficiente. Depois do término da rodada eu comento.

Maria Luiza said...

Bom, eu achei ridícula essa atuação da sub-17!
Não pelos jogadores, são muleques que não mereciam mesmo terem sido vaiados como foram no Maracanã.
Mas sim pela CBF.

Essa confederação de futebol parece
mais interessada em vender suas pratas da casa do que ganhar títulos pro Brasil.
Quiseram priorizar o Mundial sub-20, um campeonato onde 9 em cada 10 torcedores eram empresários, e deixaram o PAN, que tava sendo disputado no Brasil, de lado.

O Brasil podia ter vindo com a sua maior força, com seus melhores muleques. Muleques que já sabem o que é jogar com casa cheia, já lidam com a pressão de jogar em times profissionais. E não meninos de 16/17 anos que pisaram pela primeira vez no Maracanã hoje.

Faltou a CBF mostrar mais interesse pelo Brasil e não pelos sangue-sugas que são os empresários do futebol.


Nem comento meu time. Enquanto esse técnico não sair e mudarem a porra do preparador físico, o Flamengo continuará dando esse vexame que tá dando!
Vieram reforços, nosso elenco, no papel, tá no nível de muitos clubes que tão na pontas da tabela. Só que os outros clubes não tem no comando um treinadorzinho caipira, que continua achando que o Flamengo é o Ipatinga!
FORA NEY FRANCO E SEUS IPATINGA'S BOYS!



Eu falei que a Argentina ia ser vice!
Messi, Riquelme, Tevez... Pfff!
Todos eles amarelam na hora de encarar o Brasil!

Caruaru said...

Fato.=/ O Ricardo Teixeira vive de fazer a imagem dos jogadores lá fora, acho que ele não prima nenhum pouquinho pelo futebol no Brasil. A cada ano que passa, isso aqui fica mais e mais podre, e mais e mais cedo os craques debandam. Por isso ele manda embora o sub-20, e por isso quis exibir o sub-17 tbm.

É foda... O futebol caminha para a podridão aqui. Daqui a pouco os times daqui vão virar B dos europeus, escolinhas. Vai ser Flamengo-Milan, Vasco-Real Madrid, Botafogo-Dínamo de Kiev xDDDDDD

É, mas é sinistra a parada.

Caneleiro said...

Eu achei um dos irmãos do fluminense BEM melhor que o outro. Isso no jogo contra a... a... costa rica, acho. Não lembro qual deles, talvez seja o Fábio mesmo. O outro é muito firuleiro.

O problema desses garotos é que todos eles podem virar o Toró. Espero que não virem.

---

As mulheres são sinistras. Vai ser legal quando enfrentarem os EUA.

---

Foi a pior rodada de todos os tempos pro flamengo. Eu fico contente, mas de certa forma acho que eu não quero que eles caiam. Eu sentiria falta do clássico.

Bom, o Ibson eu lembro que jogava muito, tinha futuro de seleção. O Roger não vai dar em nada. Mas vamos ver. 3 rodadas a menos, faz bastante diferença.

---

Verdade, e não é que eles pipocaram mesmo?

E o pior é que o Brasil jogou bem. Vai entender.

 
eXTReMe Tracker