Wednesday 30 May 2007

Por que, meu Deus, por que?!


Por que aquele frango?! Por que aquela bandeirinha?! Ó, Deus, por que me castigaste?! Por que tive eu de assistir àquela partida medíocre, ridícula, em horário nobre do futebol?!
Certo, vou tentar me abster dos comentários tendenciosos.

O fato é que o primeiro jogo da final da Copa do Brasil foi a maior pelada. E não foi nem uma das boas! O time do Figueirense, como sempre, na sua retranca, conseguiu fazer uma partida ainda pior do que a da última quarta-feira; Ruy cabeção, em especial, estava de dar medo. Ele conseguiu perder 90% das bolas que foram tocadas para ele, e fazer passes de assustar até o Joilson em um dia muito ruim. O Fluminense, franco favorito, jogando com um Maracanã lotado, com uma torcida fazendo uma festa bonita com os sinalizadores, apenas um desfalque... E aquilo. Passes errados, chutes errados, gols perdidos na cara do goleiro, só para citar alguns dos terrores dessa incrível partida - de fazer chorar qualquer torcedor botafoguense.

O primeiro tempo foi para ser esquecido. O segundo até que foi mais corrido, com mais chutes a gol de ambos os lados. O Fluminense deu uma melhorada, conseguiu pressionar mais, mas continuava perdendo muitas bolas, não conseguia passar pela marcação, e, se quando acontecia, ou se deparava com o Wilson - bom goleiro ele - ou perdia de forma inacreditável. Alex Dias definitivamente não sabia o que era uma linha de impedimento.

Vou tomar um parágrafo para falar sobre o Carlos Alberto. Eu não gosto dele. Estrelinha demais, metidinho demais, acha que é a alma do time, e não joga nada. Firula pra cá, firula pra lá, e perde a bola. Aí cai, se revolta, catimba o jogo, faz falta... Por que um cara desses ganha um salário de 200 mil, eu pergunto? É óbvio que o Fluminense funciona melhor sem o Carlos Alberto - que não deveria nem ter vindo, pra começo de conversa. Mas como colocar no banco um jogador que ganha 200 mil por mês? O melhor que ele vinha fazendo era ser suspenso nos jogos de volta, mas dessa vez nem isso. Se ele, por qualquer motivo, ficar de fora da próxima, melhor para o Fluminense.

Voltando à pelada, o golaço do Figueirense fez as flores acordarem para a vida, e calou o Maracanã - tal qual o frango do Júlio César. Mas calou de vez, porque já não vinham cantando há algum tempo, sentindo a ruindade do jogo, inclusive distribuindo algumas vaias. O Figueirense mereceu aquele gol só pelas bobeiras que o time das laranjinhas deu. Mas então veio um empate, suado, sofrido, que continua sendo melhor para os figueiras. Quero ver jogar naquele campinho de várzea deles, onde a marcação funciona, com o time embalado, e diante da incrível conta de todos os poderosos 20 mil ingressos já vendidos. Trema, tricolor, tema!

Eu apostava numa vitória do Fluminense, mas agora já começo a achar que a história dos times pequenos chegando à Libertadores vai se repetir. E com a atuação que teve hoje, merece mesmo. Não por mérito seu, por demérito do adversário. Jogar contra eles aqui no Maracanã é infinitamente mais fácil, e o Fluminense não fez o dever de casa. A coisa se complica, vejo a escuridão rondando as Laranjeiras.

As comparações, obviamente não podem faltar. Desconsiderando a arbitragem, sendo válidos ou não - e foram -, o Botafogo fez quatro gols no primeiro tempo. Só no primeiro tempo! E com um ritmo de jogo bem reduzido no segundo, o Figueirense não chegou tanto. Júlio César teve de defender apenas um chute a gol - o fatídico. Lá em Florianópolis jogaram realmente mal, mas em um campo diferente, com um time que se arruma muito melhor naquelas dimensões, come todos os espaços, e sem importantes peças-chave, como Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro. Por isso todos os botafoguenses devem ter assistido a essa partida de hoje com o mesmo pesar que eu. Teria o Fluminense conseguido segurar o Botafogo? A resposta, nesse caso, me parece bastante clara.

Ah, se fossemos nós lá... Se fossemos nós!

5 comments:

Maria Luiza said...

Esse jogo foi pior que pelada do Aterro, sem sacanagem.
Coitado dos tricoletes, depois de tanto tempo sem mostrarem sua torcida, quando lotam o Maracanã, o time dá essa mancada!
Muito feio, Fluminense. Muito feio!

Esse jogo foi medíocre. Nem parece que estamos falando de uma final de Copa do Brasil.
O que se viu nos outros anos foram jogos disputados, com erros e acertos dos dois lados. Foi visto times pequenos calando estádios lotados e clássicos estaduais acerrando maias as rivalidades.
Mas nunca foi visto, pelo menos por mim, um jogo tão sem graça, ruim e sem qualidade como esse.

Eu também apostei no Fluminense. Pela tradição, por jogar no Maracana, com ingresso esgotado e torcida em peso. Mas parece que vai dar Figueirense mesmo. Esses daí vão ganhar um campeonato porque fizeram o dever de casa certinho e deram a sorte de pegar adversários que na hora do "vamo ver", jogando em casa, deram um mole (ou tomaram um frango) histórico.
Se o Fluminense tem chances? Claro.
Mas vai ter que suar a camisa e ralar pra vencer o Figueira dentro de casa...

Se eu fosse botafoguense, ia tá com um sentimento de frustração do tamanho de um bonde.
Mas como não sou, fico lamentando pelo futebol, mas um feliz, porque emu time continua sendo o único carioca com o título da Copa do Brasil!

Rômulo said...

Namoral, todos os Tricolores do mundo tavam naquele estádio!
Aquele jogo pode ser considerado até uma parada gay!

Que pelada, só não fui assistir Gremio x Santos porque tinha que secar o Flu. E nem precisou..

Maysa said...

Ahhh se fosse o Botafogo... *imitando o cara que narrou o tri-vice do vasco*

Ana Paula filha da puuuutaaaa... Vc acabou com o nossoooo tiiiimeeee... Pq meu deeeeus? pqqqqqqq? Eu naum mereço iiiiissoooooo. A gente nunca gaaaaanha.... Eu to passando maaal... ;_;

Enfim, Fluminense caindo no meu conceito. Soh vai subir de novo se eles ganharem quarta que vem.

Fernanda Turino said...

De onde saíram tantos tricolores?
Se reproduziram em segredo?
Acho que eles contraram uns torcedores profissionais! ahahah

Foi pelada mesmo!
Quase patético!
Mas ainda não arrisco dizer que o Figueira leva, apesar se achar que eles levam sim!

Caneleiro said...

O figayrinha só tem de bom o André Santos e os zagueiros (e o goleiro de sorte). Vai ser chato de ver esse time na libertadores. Pelo menos do fluminense eu posso rir quando for eliminado na primeira fase (depois da torcida passar o resto desse ano inteiro falando da "máquina tricolor", como de costume).

Mas eu ainda acho que o fluminense leva... mesmo sendo, er, o fluminense.

 
eXTReMe Tracker