Friday 3 August 2007

Um Estranho na Granja


Ave por ave, eu sou mais o Perdigão.

Os dirigentes do Milan, que se amontoaram no camarote do Beira Rio para beber champagne e comer caviar, tiveram a oportunidade de assistir de perto ao show de um certo jogador com apelido de ave, cujo futebol ficou escondido por anos no Internacional, foi campeão do mundo em 2006 e, dentro de campo, desequilibra. O nome dele? Cleilton Eduardo Vicente, ou, simplesmente... Perdigão.

Dizem por aí que o Perdigas não tem aparência de jogador de futebol, mas vejamos: ele tem a estatura do Romário, a cabeleira do Ronaldinho, a barriga saliente do Ronaldo e o gosto pelo álcool do Garrincha. Tudo bem, aos 15 minutos do segundo tempo ele está morto, mas quem precisa de mais do que uma hora para desequilibrar nesse Campeonato Brasileiro? Claro que ele não é um craque, mas eu digo isso no bom sentido: a torcida não precisa se preocupar em perdê-lo para velhinhos engravatados de Madri, por exemplo. O Perdigão se contenta em tomar sua cervejinha em São Cristovão e ter seu nome gritado pela torcida, não fica por aí tendo orgasmos só de pensar na Europa. Ele também não precisa calçar chuteiras amarelas para mostrar que sabe jogar futebol; ele simplesmente entra em campo e faz o que tem de fazer.

Na última quarta, com sua visão de jogo privilegiada e passes precisos, Perdigão comandou a vitória do Vasco sobre o time que lhe dispensou depois de três anos de fidelidade, o Internacional. Foi o fim da sina: finamente o Gigante ganhou fora de casa, e ganhou bem. Voltou do sul com 3 pontos e um placar de 2x0 contra um dos maiores rivais na briga pela Libertadores. Melhor, só se o time confirmar a boa sequência nesse final de turno... o que não é impossível, já que os adversários não são exatamente os mais temíveis. São eles: Figueirinha, Corinthians-ops-falimos e Paraná-sem-Josiel. [Eba!]

O Vasco fez nessa partida o mesmo que vem fazendo em todas: segurou o adversário marcando avançado, dominou a partida e partiu para cima. No meio, Perdigão não perdia uma. Conca também estava bem, só não conseguiu se sair melhor porque logo começou a ser agredido. E, como o juiz não fazia nada, toda vez que o argentino pegava na bola era derrubado em seguida. Diga-se de passagem, esses tais de melhores-do-mundo são muito carniceiros... o que só faz a vitória muito mais agradável, é claro, porque não tem preço assistir o Alex irritadinho tentando arrancar a camisa do Conca porque levou um drible.

Os gols saíram de roubadas de bola do Jorge Luiz e do Perdigas (sempre ele), e de cruzamentos pela esquerda: um de Rubens Jr. e outro de Conca. Rubens Jr. é um caso interessante, aliás. Geralmente a gente reclama que no futebol brasileiro nenhum lateral sabe fazer o básico de todo lateral: marcar e cruzar. Ele talvez seja um dos poucos que sabe. Mas o interessante não é isso. O interessante é que ele SÓ sabe marcar e cruzar. Você nunca verá o Rubens Jr. cortando para o meio, tabelando ou driblando: toda jogada com ele é correr e cruzar. Eu não acho isso uma coisa ruim, na verdade é até uma vantagem que o Vasco tem em relação aos outros times, mas não deixa de ser engraçado. Até porque o Wagner Diniz é exatamente o oposto: dribla, tabela e joga pelo meio... mas não sabe marcar nem cruzar. Ou seja, eles se completam. Que bonito.

[As laterais tem sido a arma mais forte do Vasco, e todo dia eu rezo para que os adversários continuem sem perceber isso... mas deixe-me falar: ontem o Wagner Diniz estava simplesmente lamentável, errou tudo... depois do quase-golaço de sábado, acha que é craque]

Nos dois lances houve também a presença de Alan Kardec, que encarnou o espírito (pegou? pegou?) de Jardel e executou duas cabeçadas fulminantes. A primeira entrou. A segunda ainda foi defendida por um desesperado Clemer, mas acabou sobrando para Leandro Amaral, que marcou e manteve seus 100% de aproveitamento contra os colorados. Alan Kardec teve uma oportunidade incrível de marcar outro gol, quando Perdigão lhe deixou livre na área, mas ele não conseguiu baixar nenhum espírito chutador... ainda.

Foi um primeiro tempo perfeito (para um jogo fora de casa, pelo menos) e um segundo tempo no qual o time parecia meio cansado e decidiu recuar. No entanto, em momento algum o Internacional deu qualquer pista de que iria virar. Perdeu alguns gols feitos e outros nem tanto, mas todos em lances mais ou menos esporádicos. A equipe não conseguiu criar uma atmosfera de pressão, como fez o Palmeiras na semana passada. Como afirmou o próprio presidente do clube após a partida: "a impressão que fica é de que o jogo poderia durar mais umas 2h e nós não conseguiríamos fazer um gol". Foi a mesma que eu tive.

Graças a Celso Roth. E tudo mais.

--------------------------

A Globo armou um verdadeiro circo para o Alexandre Pato. Só falavam nele o tempo todo, quando pegava na bola era uma pagação de pau sem fim, a pergunta do internauta (que deveria se chamar "puta que pariu, quem é o imbecil que manda essas perguntas?") era sobre sua transferência, os dirigentes do Milan foram filmados e, na hora do intervalo, até um episódio em que um pato de verdade entrou no gramado eles mostraram.

Pena que o cara perdeu 3 gols feitos. Pena que foi anulado pelo Vilson. Pena que vai embora independentemente do internauta. Pena que os dirigentes estavam quase dormindo. E pena que aquele pato-de-verdade parecia mais com uma galinha.

Vai, tente outra vez.

--------------------------

Mas sério, ele poderia ficar um pouco mais. Lá se vai outra promessa.

--------------------------

Naquela rede de TV Gazeta-qualquer-coisa (paulista), disseram que o juiz roubou para o Vasco, que os times cariocas são sempre ajudados. Quem assumiu um discurso semelhante foi Muricy Ramalho, ao insinuar que, caso o Dodô jogasse num time de São Paulo, não seria absolvido. Minha resposta para eles é essa:

(?)

Deu a louca no mundo. Essa história de que os times do Rio estão no topo da tabela por causa de arbitragem é o argumento mais furado que eu já ouvi. Vindo do treinador do São Paulo, ajudado (quero acreditar que por pura incompetência) em umas 3 partidas, apenas soa mais ridículo.

--------------------------

Comentários aleatórios sobre a rodada:

- Eu disse, o Caio Jr. é superestimado. 1) Perdeu em casa. 2) De virada. 3) Do Sport. 4) O Sport só tinha 9 jogadores. E qual foi a desculpa no final do jogo? "Calma gente, o grupo está em formação". Eu me considero um cara relativamente paciente, mas eu perco de lavada quando comparado com a torcida do Palmeiras. Até o Geninho dá um banho tático no Caio Jr. E olha que o próprio Geninho está na minha lista de treinadores superestimados.

- Falando nessa lista, o Fluminense empatou mais uma. Eu fico impressionado em perceber como o Fluminense joga igual ao Vasco do ano passado: pura disposição e nada mais. É a marca do churrasqueiro: muita entrega em campo e pouca consistência. O Fluminense tem bons jogadores, mas falta ao clube alguém que saiba armar uma equipe. Espero que os tricolores não se iludam como a torcida do Vasco se iludiu, achando que o Renato Gaúcho faz milagre. Ou então que se acostumem a muitos empates e a um time que não sabe lidar com a pressão de um momento decisivo (quando se faz necessário alguma coisa além de instinto). Eu sei como é. E me solidarizo.

- Não acredito em outro milagre do Joel, mas também não acho que o Flamengo precise mesmo de um milagre. O time deve sair naturalmente da zona de rebaixamento... Ah, e é incrível como o clube não tinha como trazer reforços até ontem e de uma hora para outra chegam Roger, Ibson, Fábio Luciano e quase Jônatas. Pois é, na hora que aperta, esses dirigentes abrem o bolso. Só vem para mostrar que, com um pouco de boa vontade e planejamento, o Flamengo talvez não estivesse onde está hoje.

- Parabéns ao Botafogo pelo Engenhão. Eu sou a favor de todos os times com estádio... e continuo achando um absurdo a proibição de clássicos em São Januário só porque torcedores invejosos do Flamengo tentaram depredar o templo (e a torcida do Vasco naturalmente reagiu). O Eurico, ao invés de ficar tentando se promover através de causas que ele sabe que são perdidas (só alguns torcedores ingênuos, que votam nele, ainda acreditam que ele fala sério), poderia começar a brigar por isso.

- Oi, Grêmio, como vão as coisas aí embaixo?

- O Paraná vai despencar.

--------------------------

Os prêmios:

Dodô da Rodada: Perdigão, que bagunçou a granja Beira-Rio. Além de acabar com a festinha de despedida do Pato, colocou um peso enorme na consciência de Gallo, que lhe dispensou do Internacional para contratar Luciano Henrique (quem?). Seu aproveitamento no Vasco é impressionante: 5 jogos como titular, 4 vitórias e uma derrota (sendo essa derrota o 2x3 contra o Palmeiras... detalhe: o adversário só virou o jogo depois que ele foi substituído).

Claiton da Rodada: Caio Jr, que só serve mesmo para falar "vamos lá, galera" no banco. Nessa rodada cometeu a barbaridade de escalar o Valdívia, um dos poucos armadores de qualidade do futebol brasileiro, como ponta. Matou o meio campo do Palmeiras e deixou o Sport virar com dois a menos.

Fernando Henrique da rodada: Alex, do Internacional, e seu vasto repertório de golpes. Num lance, quase deixa o Conca sem camisa. No outro, quase arranca a perna. Esse aí era o tal craque do meio campo do Internacional? Hmm.

Souza da Rodada: Guilherme, do Atlético-PR. O time já é ruim... com um goleiro frangueiro a coisa toda fica muito difícil.

Renato Abreu da Rodada: "São Januário é um Fusca 68 e o Engenhão é uma Mercedes Benz", Montenegro, aquele merda mesmo. O cara quer comparar um estádio que foi construído com o dinheiro dos torcedores do Vasco há 50 anos atrás e que se propõe a ser um "caldeirão" com outro estádio construído com o dinheiro do Governo para uma competição continental. Puta que pariu, é como comparar um quadro do Van Gogh com a Capela Sistina. Mas enfim, cada um fala o que quer. Eu poderia dar esse prêmio para as declarações do Eurico também, tanto faz. São duas figuras que deveriam ser abolidas do esporte, dois dirigentes que só prejudicam a imagem dos seus respectivos clubes e torcidas.

--------------------------

Aliás, qual o problema dos fuscas? Eu sempre quis um. Preto ou verde, nunca decidi.

--------------------------

Um recadinho do Perdigas para fechar:



5 comments:

Caruaru said...

Eu vi 10 minutos do primeiro tempo, e metade do segundo, porque estava acompanhando o jogo do Botafogo [mas quando o América empatou pela segunda vez, eu me revoltei e fui ver o do Vasco].

Enfim, se o Pato tivesse começado acertando aquele gol com menos de dois minutos, que eu ainda não entendi COMO ele conseguiu perder, talvez a história do jogo tivesse sido outra. Mas o fato é que o Inter não jogou absolutamente nada, e eu vi pelo menos uns 10 minutos seguidos da câmera nem chegar a filmar o Sílvio Luis. O Alex se divertiu o quanto quis, e se eu fosse vascaína, eu teria feito uma macumba pro juiz, que eu fiz como botafoguense. Ele é assim mesmo, deixa a porrada comer solta. Semifinal Botafogo x Figueirinha, ele deu OITO cartões amarelos pros Figueiras, e não expulsou ninguém. Bateram a vontade. Juizinho mané.

Mas enfim. O Perdigão sempre será a incógnita de humanidade futebolística pra mim... E você foi cruel com o Ronaldinho falando que o cabelo dele é igual. =/ O Ronaldo usa cremes franceses pra baixar o volume, ele espera reconhecimento.

Sobre o Pato, eu acho um absurdo um garoto de 17 anos ser vendido assim. Não é o primeiro, mas todos os garotos de 17 anos são absurdos. Não mataria ninguém ele ficar mais um ano, pelo menos. Esse garoto não tem nem 30 jogos pelo profissional do Inter, e eu suponho que a experiência factual dele seja quase nula. Ele diz que é campeão do mundo, mas ele não fez nada. Não carregou o time nas costas, e principalmente não fez a parte mais difícil do Mundial, que é chegar até ele. Duas firulas com a bola no ombro venderam ele pro Milan, mas eu desconfio que pela falta de oportunidades de se mostrar, o Pato pode acabar sendo muito menos do que esperam ele. Especialmente porque ele não teve situações suficientes na breve carreira pra enfrentar um campeonato europeu com a expectativa que levou na mala. A pressão será forte. E isso não vale só pra ele, mas a festa que se faz por ter mais um vendido no spotlight é fueda. Tbm sou contra os B1 e B2 do Flor irem embora, mas já tão até vendidos. Isso é triste, de certa forma.

Eu adoro o Dodô, e acho que ele é muito bom jogador. Mas num campeonato onde se revelam os maiores jogadores do mundo, um cara com 33 anos e expectativa de se aposentar em breve ser o grande nome, chega a ser desanimador, especialmente porque o Dodô pode ser foda, mas não é mais o mesmo jogador espetacular que foi no SP. Tava falando disso outro dia... Ele deve ter sido provavelmente a única grande explosão que sobreviveu no Brasil e nunca foi pra Europa. Por incompetência do São Paulo, e isso é realmente triste.

Mas que seja, é por isso que hoje ele ainda está por aqui, e tem um salário que o Bebeto pode pagar. Sorte alvinegra.

Caruaru said...

Minha irmã ficou indignada com um zagueiro do Vasco. Acho que era o Júlio Santos, mas eu nunca vi a cara dele, então isso é um chute. Ele ficava abraçado na cintura de um jogador toda vez que a câmera estava filmando ele.

A TV Gazeta e a Record são as piores emissores para se acompanhar qualquer coisa. Milton Neves e aquele Flávio Prado são uns nojinhos. O primeiro tem a cara-de-pau de chegar na TV e dizer "Cruzeiro, vocês são uns fraquinhos! Já tá na hora de ir pra segunda divisão, não vão ganhar nem do Flamengo assim!", e o segundo diz "Dodô não é nada disso que acham dele, é um jogadorzinho qualquer". Eu paro com eles por aí. Bairrismo paulista é ridículo. E o mais engraçado é ver o Muricy dar uma dessas mesmo. Vamos perguntar o que o Paraná acha disso.

O Fluminense é que é superestimado. Ou foi. Acho que está começando a cair na real agora. Contratam meia dúzia de atacantes e acha que tá bom de reforços, e a equipe está suficientemente competitiva. Então tá.

O Flamengo pode deslanchar pra longe da zona, ou pode se afundar de vez, porque convenhamos, não é um dos times mais sortudos de todos. Não vamos esquecer... Pior ataque do mundo, pior ataque do mundo! =/ Eu não acredito no Roger, e acho que eles terão sérios problemas com a defesa. Mas enfim, eu tbm acho que eles não vão cair. Na verdade, eu nunca achei que eles fossem cair [mas ainda defendo a tése de que a melhor coisa que pode acontecer ao Flamengo é frequentar a segunda divisão, sério mesmo].

Não comento do Eurico. Ele é maluco, e incoerente. Ainda não entendi qual é a dele. Suponho que seja revolta por causa do Isoppo[r]. Suponho, mas é o Eurico, então pode ser qualquer coisa.

E o Josiel não foi embora ainda, hein? Talvez ele nem vá.

Caruaru said...

Essa Kátia deve ter fugido muito depois desse vídeo. Mas quem era aquele loiro filmando? Gato ele, fato.

Maria Luiza said...

A mídia só faltou ir até Milão pra entregar um dvd do Pato, mostrando aquela embaixadinha de ombro umas 548712459 vezes, de vários ângulos diferentes.
O menino nem jogou um Brasileiro inteio e já foi vendido!

Ruim pro fuetbol brasileiro, que vai continuar sendo sustentando por jogadores sênior.


Só me pronuncio sobre o Flamengo depois de ver como Joel Cachaça Santana vai armar o time e como os reforços vão atuar.
Cair pra segundona está fora de cogitação. Esse coisa de que "cai porque assim a diretoria muda e o time começa a se restabelecer" é balela. Não existe oposição no Flamengo. O time ia cair, jogaria a segundona, todo mundo ia embora, o time ia voltar e não ia mudar nada!


Perdigão é uma figura do futebol.

Os paulistas tão mordidos porque os times de lá não tão bem no campeonato. E ficam falando de arbitragem favorecendo, STJD favorecendo. Ano que vem eu torço, de verdade, pra Botafogo e Vasco estarem na Libertadores (além do Fluminense). O Flamengo tá loonge disso, então eu nçao tenhos muitas expectativas. Mas ia ser um tapa na cara desses paulistas que acham que só porque um clube é da terra da garoa, tem planejamento, é favorito ao título e à Libertadores.

Só de ver o Corinthians, eu já fico mais tranquila em relação ao Flamengo.

Maysa said...

Pobre Katia xD Esse Perdigão parece que um caminhoneiro, jah disse XD

Fiquei muito triste que o Pato foi embora... Foi taum rapido, taum de repente i.i Eu tava acreditando que ele ia ficar pelo menos ateh o final do ano... Pelo menos o Botafogo jah teve a oportunidade de jogar contra ele esse ano. Mas eu realmente queria ter visto o Pato jogar aqui no Rio e talz... Eu gosto dele =/

Eurico parece uma velha rabugente. Tirou o dia pra falar de mal de tudo e de todos -.- O Monte fala mais que a boca, mas o Eurico bem que mereceu essa resposta XP Ele vai querer dar uma de engraçadinho pra cima do Montenegro e acha que naum vai receber uma resposta a altura? Tah doido \o\

 
eXTReMe Tracker