Tuesday, 10 July 2007

Astelabistle, Dodô


É, como todos já esperavam, deu positivo o resultado da contra-prova, e agora ficamos sem Dodô por pelo menos 30 dias. Parece que o julgamento será realizado em duas semanas, e isso até pode diminuir o tempo sem ele. Mas o Botafogo tem cinco dias para apresentar a defesa do jogador, e me parece que será bastante complicado. Logo, acho eu que ele será condenado. Pena mínima de 120 dias, por conduta exemplar durante toda a carreira, sem nenhum antecedente, e até por conta dos exames feitos muito pouco tempo antes deste do jogo contra o Vasco, e o resultado negativo. A pena deve ser negociada, e ele deve cumprir 1/3 da mesma, em troca de cestas básicas. Em suma: Dodô de volta, só no segundo turno.

Vejo muita gente falando besteira atrás de besteira sobre esse caso. A maioria das pessoas, inclusive, torcedores de outros clubes [em especial, MUITOS TRICOLORES], na esperança de conseguir arrancar pontos do líder Botafogo. E depois nós somos chorões, heh.
Li bastante, vi vários debates, assisti todas as entrevistas e declarações, e formei minha opinião. Além de ter chegado a algumas conclusões a respeito do que é verdade ou não. Vou expressar tudo aqui, para vocês, caros amigos. =D


O que foi encontrado no exame foi a substância femproporex, ou o metabólico desta substância, muito comum em inibidores de apetite. O que é um inibidor de apetite? Engana o cérebro, e faz você achar que não tem fome, quando tem, ou ficar satisfeito com uma quantidade menor de comida. Além disso, também é utilizada em alguns alimentos dietéticos, não apenas em remédios propriamente ditos. Segundo especialistas em medicina esportiva, e outros médicos em geral, a substância funciona como estimulante, sendo da classe das anfetaminas, que deixa o jogador mais ligado. ENTRETANTO, e vejam bem, causa problemas na coordenação motora, fadiga e depressão. Ou seja: para um jogador de futebol, NÃO É VANTAJOSO. Seria, sim, para, por exemplo, um corredor de 100m. Sem barreiras. Com barreiras, já complicaria a vida dele, porque a coordenação fica comprometida. Além disso, o exame não trabalha com quantificação, ou seja, não se sabe exatamente o quanto desta substância foi ingerida. Outro fato pertinente: este tipo de substância tem efeito quando usada por determinado período de tempo. Não apenas para enfrentar o Vasco. [Mas eu poderia dizer que o Zé deve se dopar pra jogar só contra o Vasco, porque meu rapaz, o que ele destrói, não é brincadeira não...]

Ingerida, a substância foi, fato inegável. A questão é descobrir como. Algumas possibilidades foram levantadas, mas eu acredito em duas, e mais especificamente em uma só: contaminação. Contaminação do suplemento alimentar que ele toma. Já aconteceu algumas vezes esse ano, e acho que vocês devem se lembrar, com o Alex Alves, ex-Botafogo, atual Juventude. Assim como Athirson - saúde -, que estava tomando um remédio homeopático, que não deveria conter a mesma femproporex, mas continha. O suplemento que o Dodô toma, que é dado pelo clube, é o mesmo desde o começo da temporada. Não sei se o mesmo para todos os atletas. Acredito que alguns sejam em comum, outros não, deve variar de acordo com as necessidades de cada um deles.

Pode ter acontecido de, uma das latas, ou das barras de cereais, ter sido contaminada, visto que um laboratório trabalha com diversas substâncias, manejando diferentes receitas. Ou ainda há outra possibilidade: segundo o clube, o do Dodô havia terminado, e ele estava usando o mesmo do jogador Ricardinho. Ambos foram sorteados para o exame no jogo contra o Fluminense, dia 30 de junho, posterior, portanto ao do Vasco. O resultado ainda não saiu, e estão tentando apressá-lo, para fazer uma linha de defesa. Se der positivo para os dois, ficará constatada a culpa do laboratório que fez o suplemento. Se der positivo para um, e negativo para outro, ficará constatado que o Dodô, sozinho, ingeriu alguma coisa fora da dieta. Se for negativo para ambos, contudo, ficará muito estranho, isso sim.

A segunda hipótese é que ele tenha tomado algum remédio, usado alguma pomada, ou qualquer coisa assim, que continha esta substância, sem saber. De repente, comeu algo em casa, visto que ela está contida em determinados alimentos dietéticos. Este tipo de coisa acontece da maneira mais tola, já que as pessoas não se dão ao trabalho de ler bulas de remédio, ou embalagens de tudo o que consomem. Você lê? Eu não.



Bom, dito isso, Dodô afirma que não tomou nada sem autorização, não comeu nada diferente do normal, e parece bastante tranqüilo. O Cuca até disse que quando foi informá-lo, ele riu, achando que era brincadeira. Eu acredito nele. Por que? Porque é um jogador de 33 anos, muito rodado, muito experiente, vivendo uma grande fase na carreira, sendo aclamado pela imprensa como um dos, se não o grande jogador do futebol brasileiro, dentro do país. Por que, eu pergunto, ele faria isso? Não faz nenhum sentido. Se tivesse tomado alguma coisa, acho que ele falaria. "Tomei tal tal tal, não sabia que tinha isso." Pronto, é o que todos eles dizem. Ele afirma categóricamente que é inocente. Não vou desacreditá-lo. Basta olhar a carreira de 15 anos jogando bola. Nenhum antecedente, uma ficha exemplar, nem em porrada ele se envolve. Dodô quando é expulso, é por chutar a bola no gol depois do apito do juiz. Me parece uma pessoa bastante responsável, bastante sensata, e não colocaria em risco sua carreira limpinha, aos 33 anos, chegando no final, no meio do campeonato onde o time dele lidera, por qualquer que seja o motivo. Além do mais, fica claro que ele não precisa. [Ou sim, talvez pra fazer aquele corta luz genial ele tenha que ter perdido uns quilinhos, né?]

Já passou por momentos ruins antes. Se tivesse que ter usado substância para melhorar sua performance, não teria sido agora. E depois, a substância não melhora a performance, de qualquer forma, ao contrário do que a santa ignorância vem soltando por aí. Não existe remédio que faça um cara aprender a fazer golaços, tocar a bola, chutar no meio das pernas, fazer corta luz, enfim. Porque se existe, é bom mandarem femproporex pra todos os centros de treinamento do Brasil. Andam precisando lá nas Laranjeiras, na Gávea, São Jaunário, Parque Antártica, Morumbi, Vila Belmiro, etc, etc, etc.

Dodô é um jogador de alto nível, anda raro no futebol brasileiro ter jogadores da qualidade técnica dele. O futebol perde com essa história, o Botafogo perde mais ainda, e os rivais dão gargalhadas. Eu fico muito triste, não só pelo meu lado botafoguense, mas pelo Dodô. Gosto muito dele, simpatizei. Admito que não ia com a cara antes. Mas já faz uns três meses que ele ganhou seu espaço pra mim, e torço pra que dê tudo certo, e ele consiga sair dessa. Principalmente, para que seu futebol não perca com isso, e ele supere tudo na bola. O cara caminhava para uma carreira toda limpa, 33 anos, pai de família. Isso não prejudica só uma equipe, vamos pensar na pessoa, Ricardo Lucas. É complicado, é complicado... Por isso, torço mesmo por ele, antes de mais nada. E acredito no que ele diz, pelo simples fato de que ele não dá motivos para que duvidem. Só isso.



O Botafogo. A equipe sabia de tudo na véspera do jogo contra o Atlético-PR, e fez o que fez. Não foi a melhor apresentação, mas com certeza uma das. Ainda mais se considerarmos que o Atlético não se rendeu, não foi cachorro morto, e valorizou a nossa vitória. 2x0, com dois lances incríveis do próprio Dodô. A maturidade e a sobriedade com que a equipe se portou, para mim, foram decisivos. Mostra que, acima de tudo, eles não estão para bnrincadeira, e muito menos afim de deixar a possibilidade de título escapar. O Botafogo não é só o Dodô, e teve algumas oportunidades de demonstrar isso este ano. Sem ele em campo, ou com um Dodô muito apático. Obviamente é um cara de referência, que atrai a marcação, e, por sua qualidade, certamente fará falta. Mas não acredito que desanime a equipe. POr sorte, ou competência, como preferirem, o Botafogo conta com um elenco de peso. Do goleiro, que, diga-se de passagem, fez uma grande partida, com defesas impressionantes, até o centro-avante, o Botafogo é um time, é um conjunto, muito bem consolidade. 22 atletas que se encontraram e se identificaram com a camisa que vestem. Acho que este é o maior segredo do sucesso do Botafogo - depois do Cuca, é claro.

O grupo é unido, tem um objetivo claro em mente, e, por serem muito amigos do Dodô, com certeza vão brigar para não deixar a peteca cair. Muito se fala do André Lima, e pá... Acho que é responsabilidade demais pra ele, e tenho a ligeira impressão de que ele vai pipocar - ainda que, sendo jogador de segundo tempo, tenha feito mais gols que muito atacante marmanjo por aí. Posso queimar minha língua, mas a diretoria deveria trazer alguém. Não alguém de peso, porque quando o Dodô voltar, não terá espaço, e isso pode criar conflitos. Mas pelo menos alguém com experiência. Eu diria o Reinaldo.

Mas enfim, com esse esquema do Cuca, e com o futebol do Botafogo, joga o Souza ali que ele vira artilheiro do campeonato. André Lima neles! É hora de dar apoio, mais do que nunca. Se tem algo que a torcida do Botafogo tem feito bem é isso. Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, no doping e na Vila Belmiro. É segurar a onda, levantar a cabeça, e partir pra cima deles. Qualidade não falta. Chegou a prova de fogo do clube da estrela solitária: se o Botafogo conseguir passar por isso, oito jogos fora de casa, sem o Dodô, e bem, pode anotar: manda a faixa pra General Severiano, que essa ninguém tira.

E digo mais: se isso acontecer mesmo, não é só o Botafogo e os botafoguenses que devem comemorar. Vitória para o bom futebol, para o Rio de Janeiro e para uma administração suprema, que tirou o time da lama, salvou de quase fechar os portões em 2005, garimpou jogadores desacreditados e dispensados, e transformou no Botafogo de 2007: 40 jogos, 3 derrotas, 80% de aproveitamento no campeonato até agora. Orgulho para a nação alvinegra, um exemplo para muitos outros.
Ah, sim. E o clube não corre o risco de perder os pontos, ao contrário do que vem torcendo uma parte da mídia paulista, e os torcedores tricoletas. CORRERIA, caso o Botafogo tivesse envolvido. Se tivesse ministrado ao jogador, propositalmente, a tal substância. Se tivesse conhecimento do caso. Obviamente não tinha, e obviamente quem trabalha lá são pessoas responsáveis e sérias, e não um bando de capiau, arriscando o campeonato desta forma leviana. Então, não, Milton Neves, não Bola na Rede, o Botafogo não vai perder pontos por causa disso, e vocês não vão chegar fácil na liderança assim. Tratem de dar competência ao time de vocês, e não mendigar ponto de quem os conquistou na bola.


Post grande, mas precisava ser dito. Cinco juquinhas pra quem ler. Saudações alvinegras!

Momentos ruins eu já vivi,
Mas nunca parei de cantar,
E esse fogo que eu tenho
Nada pode apagar!
Fogo olê, olê, olê!

7 comments:

Teste123 said...

quero 5 juquinhas =)

Caneleiro said...

Foi sem querer, com certeza, mas... foi. Provavelmente vai acabar cumprindo o mesmo período que o Alex Alves.

Eu acho que o Botafogo perde bastante, porque:

Aqui: Dodô
.
.
.
.
.
.
.
.
Aqui: André Lima

Mas ainda assim continua melhor que os outros. Afinal, o centroavante do São Paulo é o Aloísio, o centroavante do Grêmio é o Tuta, e assim por diante...

Caruaru said...

CBF, CBF... O Botafogo vai tomar tanta porrada esse ano, mas tanta, que eu já estou com pena.


Agora o time perde um mando de campo, e vai ter de jogar com portões fechados em Juiz de Fora, lugar onde iria jogar para fazer média com a torcida. Dada a festa que foi para o time em Brasília, a CBF se apressou em punir o alvinegro. E mais do que isso: em determinar terminantemente que deve ser no jogo em Juiz de Fora. E ponto.

Os detalhes: Vasco e Santos sofreram a mesma punição, e não só podem escolher quando vão pagar, como já estão há várias rodadas para tal, e até agora, nada. Mas o Botafogo _tem_ que pagar contra o Juventude, em Juiz de Fora.

O outro detalhe: o Botafogo perdeu o mando de campo porque "jogaram coisas no árbitro", sendo que o mando de campo era tricolor. Ou seja, a responsabilidade de zelar pela tranqüilidade no estádio, e não vender latinhas, é do Fluminense, e pelo que consta na regra, é o mandante quem cumpre punição em caso de desordem.

Nesse caso, foi o visitante.



Que coisa, hein.

Unknown said...

Post muito bom! Assim como o resto do blog... Dodô é mais inocente que o coelhinho da páscoa nessa, não tenho dúvida. Mas acho que o André Lima vai dar conta do recado sim, não sei bem por quê, mas não o vejo como pipoqueiro. Tem que contratar um reserva para o AL apenas.

Ah, a musiquinha no final é assim ó:

Ôôôôôô
Momentos ruins eu já vivi,
Mas nunca parei de cantar,
E esse fogo no meu peito
Que nunca vai se apagar!
Ôôôôôô
Fogo olê, olê, olê!
...


:)

Caruaru said...

Opa, então me ensinaram errado a musiquinha. xD Malz. =/

Maysa said...

Astelabistle, Dodô i.i Naum aprendi a dizer adeus mas tenho que seguir, com lágrimas no olhar, o adeus me machuca. O inverno vai passar, que seja entaum feliz.

*emocionada*

Vamos ganhar, agora é questão de honra. Ricardo Teixeira vai ter que engulir mais um titulo do Fogão. Corre atrás.

Maria Luiza said...

Eu acho que foi sem querer.

Mas não vou ficar defendendo o Dodô assim porque quando foi o Athirson foi um tal de "olha o maconheiro, cheirador", "Achou que ia conseguir sua vaga na seleção cheiradão"....
Pimenta nos olhos dos outros é refresco né?!


Mas eu realmente não acho que o Botafogo seja só Dodô. Se você tem um zagueiro-artilheiro, pra quê um centroavante???



Quanto ao mando de campo, eu vi a torcida do Botafogo jogando latinhas de cerveja no árbitro.
Só não concordo do Fluminense também não perder o mando de campo.

Na verdade eu acho que essas coisas de torcida não tem nada a ver. Po, quer que o clube cuide da sua torcida???? Acho que deveria valer pra jogos em estádios próprios, e em casos mais sérios (tipo o alambrado em São Januário).


Enfim, vamo ver no que vai dar essa história toda!


Ah sim, a mulher do Dodô deve ser são-paulina.

 
eXTReMe Tracker